Neymar x Gabigol: Barcelona e Santos chegam a acordo sobre disputa no tribunal

Santos vendeu Neymar ao Barcelona em 2013 e ainda enfrentava problemas jurídicos com o clube catalão; presidente anunciou acordo entre partes

Já estamos em 2022, mas até os dias de hoje o Santos precisa cumprir cláusulas previstas no contrato da venda de Neymar para o Barcelona, há 9 anos atrás.

publicidade

Considerado por alguns especialistas como um erro administrativo, o Santos previu na venda de Neymar o direito da equipe catalã de contar com 3 jogadores do Peixe.

A garantia dos três atletas se concretizava a partir de um valor de 7,9 milhões de euros – valor que atualmente corresponde a quase 50 milhões de reais.

publicidade

Entre os três atletas apontados pelo Barcelona como possíveis reforços para a equipe, estava o de Gabigol, que hoje é ídolo pelo Flamengo.

O episódio foi lembrado em 2016, quando um dos dirigentes do Barça, Robert Fernandéz, veio ao Brasil para avaliar Gabigol de perto.

Na época, Gabigol se preparava para disputar os jogos olímpicos no Rio, e Robert deu sinal de que o Barça não contaria com o atleta.

No entanto, essa posição por parte da diretoria catalã não eximia o Santos de informar a situação do jogador em caso de possível negociação.

Poucos meses depois, no mesmo ano de 2016, o Peixe confirmou a venda de Gabigol para a Internazionale de Milão por 30 milhões de euros.

Gabigol pela Inter de Milão

Santos vendeu Gabigol para Inter de Milão em 2016 por 30 milhões de euros. (Foto: Gabriele Maltine/ Getty Images)

Venda de Gabigol trouxe problemas jurídicos ao Santos com o Barcelona

Após a negociação, o Barcelona foi parar na justiça: os catalães reclamaram na FIFA a quebra de contrato previsto por parte do Santos.

Ainda na FIFA, o Barça cobrou junto a entidade máxima do futebol o valor de 3 milhões de euros pela venda de Gabigol a Inter de Milão.

O Santos analisou a situação com receio de sofrer pela FIFA o ‘tranfer ban‘, que impediria o clube de contratar por um determinado tempo.

Tentando resolver a questão de forma amigável, o então presidente santista André Rueda ofereceu ao Barcelona a opção preferencial da compra de duas promessas do time: Kaiky e Ângelo.

Ângelo em treinamento pelo Santos

Ângelo foi oferecido como prioridade de compra ao Barcelona. (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)

Após acordo entre Barcelona e Santos, Andrés Rueda comentou sobre o caso e afirmou que o clube busca resolver todos problemas jurídicos que assombram a Vila:

“Agora, fechamos o ciclo resolvendo o Barcelona. Estamos empenhados em resolver as pendências e restaurar a credibilidade do nosso Santos” enfatizou o presidente.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.