Cuca surpreende diretoria e comunica saída do Atlético Mineiro
Cuca, que venceu Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão com o Atlético Mineiro em 2021, comunica sua saída do comando técnico
Cuca, que venceu Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão com o Atlético Mineiro nesse ano, comunica sua saída do comando técnico à direção do clube e deixa vaga em aberto para 2022.
Cuca alega problemas pessoais
Nesta segunda-feira, o treinador e ídolo do Galo, se reuniu com o presidente Sérgio Coelho e outros membros da diretoria alvinegra para comunicar a sua saída, algo que, de acordo com a Rádio Itatiaia, já havia deixado a entender desde o jogo do título da Copa do Brasil.
Cuca alegou problemas de ordem familiar. Em entrevista recente ao programa Bola da Vez da ESPN Brasil, o treinador já havia falado que pretendia estar mais perto das filhas e da esposa, que moram em Curitiba.
Às vezes para mim, eu tenho outras prioridades na vida. A minhas filhas e a minha mulher viveram a vida inteira para mim, se dedicando para mim, fazendo as coisas por mim. Eu estava pensando em meses da minha vida em que eu fiz as coisas por elas, me dedicando por elas (…).
É difícil para a gente, sabe?(…). Às vezes o torcedor não entende isso.
Ano sabático em 2022
Também segundo informações da Rádio Itatiaia, na reunião foi acordado que o técnico não irá treinar nenhuma outra equipe na temporada que vem, informação confirmada pelo jornalista da Rede Bandeirantes que cobre os clubes mineiros, Heverton Guimarães.
Cuca prometeu ao comando do Atlético q não treinará nenhuma outra equipe em 2022. Diretoria alega q não houve o mínimo desgaste na relação durante o período que o treinador ficou no clube e que nenhuma questão financeira foi motivo da saída. Atestou questões pessoais/familiares.
— Heverton Guimarães (@hevertonfutebol) December 28, 2021
O Atlético Mineiro ainda não se posicionou de maneira oficial sobre a saída.
Leia também: Fluminense encaminha acordo com o argentino Germán Cano
A consolidação como ídolo
Em sua 2ª passagem pelo Galo, o técnico Cuca conseguiu, em apenas uma temporada aumentar a idolatria que a massa atleticana já tinha em relação a ele. Foram 71 partidas, com 48 vitórias, 14 empates e 9 derrotas, o que garantiu um aproveitamento de 74,17% dos pontos disputados.
Além do triplete conquistado nessa temporada, Cuca também conquistou os Campeonatos Mineiros de 2012 e 2013 e a Copa Libertadores também em 2013. Hoje, é quase uma unanimidade de que seja o maior treinador da história do clube mineiro, já tendo superado o lendário Telê Santana, campeão brasileiro com o Atlético em 1971.
A procura de um substituto para Cuca
Apesar de muito recente a comunicação de que Cuca não seguirá no Galo para 2022, alguns nomes já são especulados para substituí-lo no cargo. O mais forte deles vem sendo do português Jorge Jesus, principalmente após o acerto do Flamengo, seu ex-clube com Paulo Sousa.
A possibilidade ganha força, após a notícia de que Jesus se reunirá com dirigentes do Benfica para acertar sua saída do clube lisboeta. Porém, de acordo com fontes do jornalista e setorista do Flamengo Venê Casagrande, o português só treinaria o rubro-negro no Brasil.
Sobre uma possível negociação com o Atlético-MG, que perderá o técnico Cuca, um representante da carreira de Jorge Jesus disse: "O Mister sempre deixou claro que no Brasil ele só voltaria a treinar o Flamengo ou assumiria a seleção brasileira. Acho difícil".
— Venê Casagrande (@venecasagrande) December 28, 2021
Outros nomes como Renato Gaúcho, que era o favorito da diretoria atleticana para assumir o cargo no início de 2021, perdeu bastante força nos bastidores, segundo divulgado pelo portal GE.
25 anos, estudante de Jornalismo na UFF e amante de futebol presente no Guia do Boleiro como redator trazendo as notícias do mundo pra bola direto para quem mais ama o futebol.