Dossiê Grêmio: Entenda tudo a respeito de seu rebaixamento

Vamos buscar desvendar o que levou o Grêmio ao rebaixamento e qual será sua realidade na próxima temporada na Série B

O Grêmio vive mais uma vez o drama do Rebaixamento, vamos mergulhar fundo na Raíz do problema e entender o porque do Grêmio ter sido rebaixado.

publicidade

O Tricolor Gaúcho com certeza tece o nesse o rebaixamento mais amargo de seu história. Isso porque foram diversas oportunidades e tentativas de escapar mas não deu.

O clube só foi conseguir sua primeira vitória na 12ª rodada do Brasileirão contra o Fluminense. E permaneceu na Zona de Rebaixamento da segunda até a última rodada, sendo rebaixado pelo rival Juventude.

publicidade

O Elenco avaliado em cerca de 90 milhões de Euros e nenhum indicio de que ali tinha uma crise financeira. O que nos leva a pensar o que deu errado?

Como explicar o Rebaixamento do Grêmio

O Grêmio tinha uma das situações mais instáveis no campeonato um elenco de peso com nomes como Thiago Neves, Borja, Rafinha e Diego Souza.

Um time que até muito tempo atrás poderia até brigar por Libertadores, mas não foi o caso.

Ao ver que a situação estava difícil logo correu atrás de um treinador com moral no time, no caso, Felipão. Que foi o treinador que deu um certo respiro ao clube enquanto esteve a frente da equipe.

Leia mais: Confira quem deve deixar o Flamengo em 2021 e 2022

E por fim, não era um time que a melhor situação financeira do Brasil, mas não tinha problemas com dinheiro.

O resultado do rebaixamento do Grêmio talvez possa se dar por apenas um nome, Renato Gaúcho.

O treinador esteve a frente da equipe por cinco temporadas e, ao sair, o clube sente a sua ausência e a mesma levou o time a queda.

Efeito Renato Portaluppi

Claro que não pode se culpar o treinador em si mas a diretoria que não soube fazer uma transição saudável.

Segundo matéria de Robson Morelli do site “Terra” o treinador assumiu todas as funções do departamento de futebol gerando assim uma dependência.

Isso pode explicar porque o novo departamento de futebol só foi apresentado em Outubro junto da chegada de Vagner Mancini.

E, por sinal, o comando da equipe foi algo muito problemático, com 4 treinadores diferentes durante a temporada.

Isso tudo aliado a problemas de lesões entre os jogadores, e também na preparação física e até mesmo na recuperação dos lesionados.

Assim, podemos ver que o Grêmio após a saída de Renato teve de começar do zero. E permaneceu em um ciclo de tentativa e erro, o que acabou custando muito caro.

Segundo o ex-jogador do clube e da Seleção Brasileira Zé Roberto, esse foi o principal problema do Grêmio em 2021.

Mas não foi apenas de Renato Gaúcho os erros do presidente Romildo Campaz. Tiveram outras questões que pouco ou muito interferiram na equipe.

Jogadores que poderiam ter sido vendidos ou mesmo trocados e até mesmo outras oportunidades de compras desperdiçadas cobraram um preço alto.

Os próximos passos do Grêmio

Agora na série B, a principal meta do Imortal é realizar uma mudança de chave. Isso porque irá enfrentar na segunda divisão Cruzeiro e Vasco, seus velhos rivais da elite do futebol brasileiro que não conseguiram acesso.

O Cruzeiro, por sua vez já está buscando reforços, e tanto a Raposa quanto o Vasco já sabem como funciona a série B atualmente.

Uma mudança de pensamento é fundamental neste momento, isso porque o fato de achar que poderia escapar do rebaixamento a qualquer momento, empurrou o tricolor para segunda divisão, pensar que pode conseguir o acesso sem esforço pode mantê-lo na série B.

Na segunda divisão, o Imortal terá de enfrentar uma menor cota de televisão, com isso o elenco terá de ser enxugado, os investimentos serão menores. E o Tricolor terá de enfrentar todas as adversidades que um time da segunda divisão recém rebaixado enfrenta.

Agora é uma outra realidade, e o momento do Imortal se reconstruir é agora.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.