A temporada de Paquetá no Lyon. Números impressionam.

paqueta
Paquetá melhor de outubro
publicidade

Paquetá vem se destacando pela 2ª temporada seguida no Campeonato Francês. Números do brasileiro são animadores.

Afirmação de Paquetá na Europa

Após um início na Europa em que não rendeu o que se esperava no Milan, a mudança de Lucas Paquetá para a Ligue 1 e a maturidade adquirida no Lyon nas últimas duas temporadas, elevou o meia brasileiro a status de titular da Seleção e presença praticamente confirmada na Copa do Mundo do Catar em 2022.

publicidade
Lucas Paquetá
Lucas Paquetá faz início de temporada espetacular pelo Lyon (Foto: Divulagação/twitter)

Números mostram a evolução

Em sua 2ª temporada no clube francês, o camisa 10 vem se destacando em algumas estatísticas.

publicidade

Com 21 partidas disputadas na temporada entre Ligue 1 e Europa League, Paquetá anotou 7 gols e distribuiu 4 assistências. Além disso, o brasileiro faturou o troféu de melhor jogador do Campeonato Francês no mês de outubro

Dentre os jogadores do Lyon na Ligue 1, o meia tem números de destaque de acordo com o site Sofascore:

publicidade

1º em gols (6)
1º em assistências (3)
1º em chutes certos (21)
1º em dribles certos (39)
1º em desarmes (33)
1º em duelos ganhos (126)
2º em Nota SofaScore (7.17)
3º em passes decisivos (20)

Leia também: PSG: Pochettino vs Neymar, Messi e Mbappé, quem é o problema?

publicidade

Novo técnico e mudança de função

Meia-atacante desde os tempos de categoria de base do Flamengo, Paquetá subiu ao profissional ocupando essa faixa do campo. Porém, com o então treinador rubro-negro Maurício Barbieri, passou a atuar mais recuado, quase como um segundo volante, aproveitando sua força e capacidade de infiltração nos espaços e se destacou nessa função.

Já na Europa e na Seleção Brasileira, não conseguiu render o esperado, pois, por características, não dava a fluência necessária ao jogo atuando nessa faixa de campo.

publicidade

No Lyon, principalmente após a chegada do treinador holandês Peter Bosz, Paquetá passou a atuar mais adiantado, inclusive jogando como o jogador mais adiantado da equipe em algumas oportunidades, como no empate contra o Bordeaux no último domingo (05).

A companhia de Thiago Mendes e, sobretudo, Bruno Guimarães também são fator determinante para que Lucas Paquetá possa ter mais liberdade em campo. Veja o mapa de calor da temporada 21/22 abaixo:

publicidade
mapa de calor paquetá
Mapa de calor de Paquetá em 21/22 (Sofascore)

No esquema 3-4-3 de Peter Bosz, Paquetá atua por vezes como meia-atacante pela direita, como atacante centralizado ou, em situações de jogo ainda faz a função de meia central, mas com muito menos frequência que outrora.

publicidade

A mudança de função em campo também é vista na Seleção, principalmente após a consolidação de Fred na posição de segundo volante. Hoje, titular absoluto, Paquetá atua mais adiantado e com liberdade por dentro, buscando associações com Neymar.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Paquetá em campo:

O Lyon volta a campo na próxima quinta-feira (09), provavelmente com o brasileiro em campo, contra o Rangers no Parc Olympique.

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Leonardo Campos25 anos, estudante de Jornalismo na UFF e amante de futebol presente no Guia do Boleiro como redator trazendo as notícias do mundo pra bola direto para quem mais ama o futebol.
Veja mais ›
Fechar