Conmebol anuncia fim do gol fora como critério de desempate
Conmebol anuncia que o regulamento do gol fora como critério de desempate deixa de valer a partir de 2022 em suas competições oficiais.
A Regra que ajudou o Palmeiras a chegar a final e eliminou o Fluminense nas quartas, o gol fora de casa como critério de desempate está abolido em 2022.
As competições da Conmebol eram as últimas a manter o gol fora de casa como critério de desempate. Esse regulamento divide opiniões e foi o motivo da eliminação de Fluminense e Atlético Mineiro.
O Polêmico gol fora de casa
A polêmica acerca deste regulamento é a respeito de como alguns times se valem do mesmo para conseguir assegurar sua classificação. Um bom exemplo disso foi o jogo entre Palmeiras e Atlético Mineiro pela semifinal da Libertadores.
Entretanto, na tarde desta quinta-feira (25) a Conmebol veio a público anunciar que na próxima edição o regulamento já terá caído por terra.
A CONMEBOL elimina o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva.
— Copa América 🇧🇷 (@copaamerica_POR) November 25, 2021
Leia Mais: Rogério Ceni rasga elogios a Ederson: “Goleiro mais completo do mundo”
O fim deste regulamento é evitar com que os clubes se sintam injustiçado, e em alguns casos acabarem sendo eliminados por conta de dois empates. Assim, como ocorreu nesta edição da Libertadores com os clubes já citados.
O Critério do gol fora de casa foi implementado tanto na Libertadores da América quanto na Copa Sul-Americana em 2005.
Em 2008 o regulamento passou a ser abolido nas finais que eram disputadas em dois jogos até o ano de 2018. A partir de 2019 as finais passaram a ser todas disputadas em jogo único.
E neste sábado teremos a decisão entre Palmeiras X Flamengo no Estádio Centenário no Uruguai, ás 17 horas. As duas equipes vivem a espectativa de conquistar seu tricampeonato na competição mais importante da América.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.