Sporting avança para as oitavas de final da Champions League

O Sporting volta as oitavas de final da Champions League, em 21 participações a equipe só avançou para a fase final duas vezes.

13 anos depois o Sporting volta as oitavas de final da UEFA Champions League.

publicidade

O Sporting é com certeza o clube com a melhor situação dentro da UEFA Champions League. Nesta quarta-feira (24), o clube se garantiu sua classificação para as oitavas de final ao vencer o Borussia Dortmund.

Vamos relembrar quando foi a última vez em que o clube chegou as oitavas da Champions, e qual a sua melhor colocação na competição.

publicidade

O Sporting na Champions

Sporting a ponto de fazer história na Champions League

Sporting a ponto de fazer história na Champions League (Divulgação/UOL)

Ao todo o Sporting já participou de 21 edições da UEFA Champions League, desde suas primeiras edições, e na maioria das vezes o clube foi um mero figurante na competição.

Em 19 vezes o time português parou nas fases iniciais (Playoffs ou fase de grupos), apenas em duas oportunidades o Sporting passou da fase de grupos.

Na temporada 2008/2009, a equipe conseguiu chegar as oitavas de final, na fase de Grupos só iria perder para o então campeão Barcelona. Nas oitavas foi duas vezes goleado pelo Bayern de Munique por 5 a 0 e 1 a 7.

Já na edição de 1982/1983 o formato da competição era bem diferente do que é hoje em dia. O Clube eliminou na primeira rodada o Dínamo Zagreb da Croácia, na segunda fase passou pelo CSKA Sófia da Bulgária, sendo eliminado nas quartas para a Real Sociedad.

Leia Mais: Champions League: Confira os gols desta quarta-feira (24)

Nesta temporada a equipe pode fazer história novamente com a melhor campanha de sua história. Apesar de esta ser uma das edições mais disputadas de todos os tempos.

No Campeonato Português o Sporting está em segundo colocado atrás do Porto com os mesmos 29 pontos, atrás apenas no saldo de gols.

Os Leões entram em campo novamente pela Champions League no próximo dia 7 de dezembro para enfrentar o Ajax que mantém os 100% de aproveitamento na competição.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.