VAR ou não VAR, eis a questão…

Os constantes erros do VAR, começam a coloca-lo em cheque, inclusive tendo gente defendendo os erros de arbitragem.

Os constantes erros do VAR, começam a coloca-lo em cheque, inclusive tendo gente defendendo os erros de arbitragem.

publicidade

“Caro Leitor esse textos leva em conta os  fatos ocorridos até a 31ª rodada do Campeonato brasileiro de 2021, e também aqui estaremos analisando apenas os erros ocorridos dentro do futebol brasileiro. Entendam de que existem textos que necessitam de um espaço tempo. Com a troca de comando na comissão de arbitragem, não caberia julgar os erros de uma velha gestão em um início de trabalho. Assim sendo vamos ao texto.”

Nas últimas rodadas do Brasileirão o VAR que tinha como intuito auxiliar e esclarecer alguns lances foi colocado em cheque. O ápice da insatisfação foi na partida entre Flamengo X Bahia onde um pênalti mal marcado, mesmo com o árbitro de vídeo foi mantido. Entretanto, esse não foi o único lance, gols foram anulados, impedimentos marcados, e muita reclamação se fez a respeito do VAR.

publicidade

Por isso, hoje vamos falar tudo a respeito do VAR, sua finalidade, desde sua finalidade e alguns erros e mancadas que acontecem por aqui; E quem sabe até como ele poderia melhorar e ser otimizado nos próximos anos.

Algumas considerações a respeito do VAR

É preciso pontuar alguns fatores que talvez possam ser discutidos por alguns torcedores. E é preciso destacar que hoje em dia não é time X ou Y que reclama do arbitro de vídeo. Hoje a reclamação é geral, e de fato isso acaba sendo pelo recurso não fazer parte da cultura do Futebol Brasileiro.

  • Só é bom quando favorece meu time: Aquela velha história de que quando favorece a gente o recurso é inovador é o futuro, mas quando é contrário não presta. Antes de julgar o VAR saiba que ele assim como  a arbitragem tem o intuito de fazer com que as regras sejam cumpridas, e não agradar ou favorecer um determinado clube.
  • Vê o que os olhos não vê: Antes de mais nada, as linhas traçadas pelo VAR são as mesmas linhas que eram traçadas pelo tira-teima. Ou seja o Var trás o que a TV sempre trouxe e analisava por horas nos programas de mesa redonda. Entretanto, hoje em dia esses olhos da TV estão dentro de campo.

A Discussão em outro nível

Também é preciso pontuar algumas outras coisas que são muito discutidas quando o assunto é o árbitro de vídeo.

  • A TV exalta o erro de arbitragem: Como dito anteriormente o árbitro de vídeo faz o papel da TV. Ou seja apresenta a mesma imagem de uma infração diversas vezes de diversos ângulos, para que possa ajudar o árbitro de campo a se decidir. Durante muito tempo os erros de arbitragem eram exaltados e como elas interferiam no resultado. Hoje em dia esses erros são bem menores, pois uma vez com o recurso do árbitro de vídeo é quase impossível se errar em lances cruciais.
  • Possui erros: Mas é preciso lembrar que boa parte do VAR também é uma questão de ponto de vista. Os árbitros precisam estar preparados, conhecer e entender da tecnologia e principalmente da prática. Pois não é culpa do árbitro de vídeo se um determinado árbitro de campo resolve tirar um pênalti ou cartão. Entretanto, isso cai em um outro tópico.
  • Demora para ser aperfeiçoado: As paralisações por conta das chamadas são algo que devem ser aperfeiçoado para ontem, afinal parar um jogo por 5 minutos esfria o jogo. Outra questão que deve ser aperfeiçoada é quando o árbitro de campo deve ser chamado, isso porque ao ser chamado pelo vídeo, o recurso pode induzir o juiz a mudar sua decisão tomada no campo. Mas isso são coisas que precisam ser aperfeiçoadas com o tempo.

Conclusão

É até difícil encerrar uma discussão que não tem fim, mas ainda existem muitos pontos para serem abordados. O Brasil tem uma cultura muito forte de críticas e talvez os problemas sejam maiores do que as soluções, e as vezes a própria solução se torna um novo problema. É confuso mas isso é ser brasileiro.

E voltando para o campo, o VAR está lutando contra uma cultura de futebol que nem sempre aceita bem as decisões dos árbitros e nem sempre os árbitros tem as melhores decisões. Portanto, é um problema mutuo que talvez vá durar durante muitos e muitos anos.

“E assim como no começo encerro este texto dizendo que esta é uma discussão que necessita ser atualizada de tempos em tempos. Assim, em breve voltaremos a comentar mais sobre o VAR e a arbitragem brasileira”

Leia Mais: Flamengo X Corinthians: Decisão nos minutos finais

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.