Os Bastidores da saída de Leonardo Garciba da comissão de arbitragem

Confira os bastidores da demissão de Leonardo Garciba da presidência da comissão de arbitragem, essa história é bem mais longa do que parece.

Após frequente erros do VAR o presidente da comissão de Arbitragem Leonardo Garciba foi demitido. Entretanto essa história é bem mais longa do que parece.

publicidade

A demissão de Leonardo Garciba da presidencia da comissão de arbitragem já era algo mais que esperado. Com os constantes erros e reclamações a respeito do VAR, a saída de Garciba era algo já esperado. Entretanto a demissão do ex árbitro já era algo agendado e nos bastidores, Leonardo tinha atitudes bastantes controversas.

Segundo matéria de Rodrigo Mattos do site UOL, Garciba já estaria demitido há mais de um mês; Entretanto o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, apenas adiantou a demissão que seria no final do Brasileiro. Mas devido aos diversos erros nas últimas três rodadas a decisão foi antecipada e agora quem assume interinamente é seu vice Alicio Pena Júnior.

publicidade

Ainda segundo a matéria não foram só os erros que fizeram com que Leonardo Garciba fosse deposto da presidência da comissão. As atitudes do presidente da comissão também contribuíram para sua saída; Segundo Mattos Garciba não aceitava bem interferências em seu trabalho, sejam críticas ou sugestões.

Leonardo Gaciba fora da Comissão de Arbitragem

Leonardo Gaciba fora da Comissão de Arbitragem (Divulgação/CNN)

Leia Mais: Novo presidente da comissão de arbitragem fala sobre futuro do VAR

Mas talvez o principal motivo talvez tenha sido a resistência a compartilhar os áudios da cabine do VAR. Segundo Rodrigo Mattos e Pedro Ivo Almeida dos Canais Disney; Garciba queria que os áudios fossem editados antes de serem no site oficial da CBF, o que não ocorreu. Essa atitude irritou o alto escalão da CBF.

Apesar de Garciba ter sido contra a publicação, Ednaldo publicou os áudios. Segundo Matéria do Site ESPN, a razão da não publicação dos áudios era para não alimentar a cobrança do público.

Um dos motivos da permanência de Garciba foi o momento turbulento que vive a CBF. Pois, a saída de Rogério Caboclo, fez com que o atual presidente Ednaldo Rodrigues levasse tempo para se adaptar e realizar as devidas alterações. Assim, Leonardo que já vinha sendo criticado desde o ano passado conseguiu mais tempo no cargo.

Agora cabe a Alício Pena Júnior, definir quais serão os rumos da arbitragem brasileira; O novo presidente prometeu mudanças como a diminuição do tempo de consulta no VAR e mais capacitação e treinamento para os árbitros.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.