Quando foi a última vez que o Barcelona ficou fora do Top-4 da La Liga?

O Barcelona começou mal a La Liga e está em nono, mas você sabe quando foi a última vez que o Barcelona ficou fora do Top-4 da La Liga?

O Barcelona começou mal o Campeonato Espanhol e está em nono, mas você sabe quando foi a última vez que o Barcelona ficou fora do Top-4 da La Liga?

publicidade

Nesta quarta-feira (27), o Barcelona anunciou a demissão de Ronald Koeman, o ex-jogador e treinador da equipe, por muitos torcedores foi apontado como um dos principais culpados pela má fase que a equipe atravessava. Entretanto o Barcelona passa por muitos outros problemas que vão além do treinador.

A crise financeira que a equipe atravessa no momento fez com que jogadores importantes fossem transferidos e a equipe inevitavelmente se tornasse mais jovem. O que pode ter afetado ainda mais na crise pela qual o clube atravessa, entretanto quem está a frente do campo é quem acaba pagando pelo conjunto.

publicidade

Mas não vamos comentar a respeito disso, mas sim quando foi a última vez que o Barcelona ficou fora do Top-4 do Campeonato Espanhol. Talvez seja até difícil se pensar no Campeonato Espanhol sem o Barcelona ou Real Madrid no topo da tabela, mas isso já aconteceu.

A fatídica temporada do Barcelona

Barcelona durante a temporada 2002/03

Barcelona durante a temporada 2002/03 (Reprodução)

O Barcelona nunca foi rebaixado na La Liga e tem até hoje a sua pior colocação no campeonato um 12º lugar na temporada 1941/1942. A temporada em questão foi apenas alguns anos após a guerra civil espanhola e teve o Valencia como seu campeão e o Real Madrid como vice. O Barça ficou por a 2 pontos do rebaixamento, pois naquele momento o Campeonato contava com 14 equipes e as duas últimas eram rebaixadas.

Entretanto, com o passar dos anos o Barcelona construiu sua história vitoriosa. Tão vitoriosa que a última vez que o Barça ficou fora das quatro melhores equipes do Campeonato Espanhol foi há 18 anos atrás na temporada 2002/03.

Na temporada em questão o Barcelona vinha de temporadas de grandes gastos que não ofereceram retorno. Rivaldo que voltava do Mundial campeão com o Brasil havia sido negociado com o Milan, e foi a perda mais significativa deste elenco. A única contratação de peso na época foi Riquelme que vinha do Boca Juniors.

Com todo este cenário negativo o Clube terminou o campeonato na sexta posição, sem muito brilho em comparação com seu rival galácticos que se sagraram campeões da temporada seguidos pela Real Sociedad.

Na temporada seguinte os Blaugrans que já tinha jogadores como Andrés Iniesta , Víctor Valdés , Sergio García e Fernando Navarro, contrata Ronaldinho Gaúcho do PSG, o resto é história.

Portanto, por mais que ainda seja cedo para cravar uma boa ou má temporada para o Barcelona. Vale destacar de um momento bem similar ao que o Clube vive atualmente.

Leia Mais: Xavi é o favorito para assumir o comando do Barcelona; Saiba mais

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.