Os Figurões do Brasileirão Série D e suas histórias no cenário nacional

Muitos clubes presentes no Brasileirão Série D são velhos conhecidos da Elite. E hoje vamos relembrar um pouco da história destes clubes.

Muitos clubes presentes no Brasileirão Série D são velhos conhecidos da Elite do Campeonato Brasileirão!

publicidade

Apesar de o Brasileirão série D possuir um nível muito abaixo das séries A e B. A competição também não deixa de ter seu charme, além de muitas equipes bem conhecidos, por campanhas ou títulos, e hoje nós vamos saber quem são essas equipes.

Os Figurões do Brasileirão Série D e suas histórias no cenário nacional

Os Figurões do Brasileirão Série D e suas histórias no cenário nacional (Divulgação/Futebol Cearense)

Muitos são os fatores que fazem estas equipes decair com o passar dos anos, mas hoje nós vamos lembrar por qual motivo elas são lembradas pelo grande Público.

publicidade

Os figurões do Brasileirão Série D

  • 4 de Julho: Começando por uma equipe que passou a ser conhecida do grande público esta temporada por sua campanha na Copa do Brasil. O maior feito a nível nacional do 4 de Julho foi quando no começo deste ano venceu o São Paulo por 3 a 2 no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
  • ABC-RN: Com participações constantes na série B, o ABC também se destaca pela campanha na Copa do Brasil de 2014 chegando as quartas de final, eliminando Atlético Goianiense, Vasco e sendo eliminado pelo Cruzeiro no saldo de gols.
  • América-RN: Relembrado bastante pela campanha fraca no Brasileirão de 2007, o América é presença constante nas séries B e C. Além de ter sido Campeão da Copa do Nordeste de 1998, e também se destacou na Copa do Brasil de 2014 ao chegar nas quartas, vencendo durante a campanha o Fluminense por 5 a 2.
  • Brasiliense: Com uma Ascensão meteórica no início dos anos 2000, o Jacaré foi vice campeão da Copa do Brasil em 2002, campeão Brasileiro série C em 2022 e da série B em 2004. Também ter em sua galeria a conquista da Copa verde de 2020.
  • Gama: Com presença constante no Brasileirão no até 2002, o Gama conquistou a série B em 1998 e foi vice da série C em 2004. É presença constante nas série B e C até 2010. Também chegou ao vice campeonato da Copa Verde.
  • Portuguesa: A Portuguesa é com certeza um dos times mais tradicionais de São Paulo e com uma história bem vencedora. Com destaque para o vice-campeonato brasileiro de 1996 e a conquista da série B de 2011.

Leia mais: Portuguesa completa 101 anos, relembre suas principais conquistas

  • Santo André: O ponto alto da história do Santo André foi quando conquistou a Copa do Brasil em 2004 vencendo na Final do Flamengo. Chegou a elite do Brasileirão, em 2009.
  • Bangu: Ganhou notoriedade nos anos 60 e 80, chegando a ser campeão do Torneio de Nova Iorque e Vice-Campeão Brasileiro em 1985. É até hoje um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro.
  • Joinville: Vice-campeão do Torneio Mercosul de 1995, campeão da série C em 2011 e da série B em 2014. Disputou a primeira divisão em 2015 em paralelo com a Copa do Brasil.
João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.