As Zebras no Futebol Olímpico – parte 2

As Olimpíadas terminaram, mas vamos relembrar mais algumas zebras no Futebol olímpico. De Nigéria á Estados Unidos e Canada.

Vamos relembrar mais algumas Zebras no Futebol Olímpico!

publicidade

As Olimpíadas chegaram ao fim e com um pódio com Brasil, Espanha e México, a lógica de certa forma se deu na fase final. Apesar de algumas seleções tentarem roubar a cena, nada fugiu muito do normal e nenhuma zebra mostrou suas listas nas finais.

Mas como nós vimos na primeira parte, não é sempre que isso acontece, muitas vezes algumas seleções crescem durante o torneio e em alguns casos chegam a conquistar o Ouro, em outros apenas escrevem seu nome na história dos jogos Olímpicos.

publicidade
As Zebras no Futebol Olímpico - parte 2

As Zebras no Futebol Olímpico – parte 2 (Imagem: OneFuteball)

E hoje nós vamos conferir mais algumas das Zebras dos jogos olímpicos.

As zebras no Futebol Olímpico

Diferentemente da primeira parte em que destacamos as seleções sem medalhas hoje vamos comentar sobre os medalhistas inesperados. Portanto, vamos a eles:

  • Edição de 1904: Esta primeira é apenas uma menção a edição que teve Canada como medalha de Ouro e Estados Unidos como Medalha de Prata e Bronze. E a competição em si, foi algo bastante conturbado com apenas três seleções, mas vale a menção devido o Ouro inédito e único para o futebol canadense.

Suíça 1924

Apesar de tradicional e com uma participação ativa em Copas do Mundo, a Suíça nunca chegou muito longe em nem na Eurocopa ou mesmo na Copa do Mundo. O que faz essa medalha de Prata ser vista como uma Grande surpresa. Em especial se analisarmos quem foram seus adversários.

No caminho até a final derrotou a Lituânia por 9 a 0; empatou  com a Checoslováquia por 1 a 1 e venceu por 1 a 0 no jogo de desempate; venceu a Itália por 2 a 1 e a Suécia por 2 a 1. Na final parou para o Uruguai que se sagrou bicampeão Olímpico. Este foi o maior feito da história da seleção Suíça de Futebol.

Leia mais: Entenda qual foi a treta entre COB e CBF, que roubou a cena

Japão 1968

Hoje em dia a seleção Japonesa desfruta de um certo prestígio, mas em 1968 a história era bem diferente. E muito pouco se esperava da seleção nas olímpiadas do México. E com uma campanha até certo ponto surpreendente o Japão fez sua maior conquista no Futebol Mundial.

Na fase de grupos venceu a Nigéria por 3 a 1; empatou com o Brasil por 1 a 1 e empatou com a Espanha, assim passando em segundo lugar. Nas quartas de final venceu a França por 3 a 1 e perdeu para a Hungria por 5 a 0; Na disputa pelo Bronze venceu os donos da casa por 2 a 1. Assim se sagrando medalha de bronze.

Gana 1992

A seleção de Gana foi a primeira das seleções africanas que foram tão vitoriosas nos anos 90 e 2000. Essa seleção ganesa conseguiu um feito que viria ser constante nas próximas edições das Olímpiadas. E essa conquista de certa forma abriu as portas para tudo o que viria ao longo da década.

Na sua caminhada até o Bronze Gana venceu a Austrália por 3 a 1; empatou com a Dinamarca em 0 a 0 e com o México por 1 a 1, se classificando em segundo de seu grupo para as quartas de final. Na fase eliminatória enfrentou o Paraguai vencendo por 4 a 2 na prorrogação; nas semifinais perdeu para os donos da casa Espanha por 2 a 0. Levando o Bronze vencendo novamente a Austrália por 1 a 0.

Nigéria 1996

A Nigéria não teve um caminho muito fácil para o Título, sendo a primeira não europeia a conquistar a Medalha de Ouro desde o Uruguai em 1928. E talvez tenha sido a Seleção Africana com o maior êxito desde então, embora não tenha dado segmento a sua tradição no Futebol.

No caminho para a Medalha de Ouro a Nigéria caiu em um grupo bem complicado, onde venceu a Hungria por 1 a 0; Venceu o Japão por 2 a 0; e foi derrotado pelo Brasil por 1 a 0. Nas quartas de final passou pelo México vencendo por 2 a 0; na semifinal com o gol de ouro de Kanu eliminou a seleção brasileira atual campeã do mundo; e venceu na final a Argentina por 3 a 2. Sendo com certeza uma das maiores zebras no futebol Olímpico.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.