O que o torcedor do Fluminense pode esperar do time nesta temporada?

Atualmente disputando a Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileiro, o que o torcedor do Fluminense pode esperar do time nesta temporada?

Atualmente disputando a Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileiro, o que o torcedor do Fluminense pode esperar do Fluminense nesta temporada?

publicidade

O Fluminense irá enfrentar o Barcelona de Quayaquil na próxima quinta-feira (10), no Maracanã pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Atualmente na decima terceira colocação do Campeonato Brasileiro, e há três pontos da Zona de rebaixamento a pergunta que fica é “O que se pode esperar do Fluminense para esta temporada?”.

O que o torcedor do Fluminense pode esperar do time nesta temporada?

O que o torcedor do Fluminense pode esperar do time nesta temporada? (Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF)

Muito deve ser pesado, pois a equipe do Fluminense em geral é um time veterano, com muitas pratas da casa, mas que talvez não consigam segurar por muito tempo no Campeonato Brasileiro.

publicidade

O Fluminense em duas competições

Ao contrário de outros brasileiros na Libertadores, o Fluminense pode vir a enfrentar problemas na competição por não ter muitas opções de reposição ou para substituição. Apesar de o Calendário da Libertadores ser mais aberto do que no passado, a competição ainda exige muito com relação a deslocamento, rodada dupla e desgaste dos jogadores. E isso exige que as equipes praticamente tenham que ter um “time B” , ou seja uma segunda opção para o caso de desgastes, ou mesmo indisposição dos jogadores.

O Fluminense possui alguns jogadores que sofrem de lesões como o caso de Nenê e Ganso e outros assim como estes que com uma idade avançada como Fred. Isso acaba fazendo com que eventualmente esses jogadores se afastem em algumas partidas e nesse caso o Flu teria de priorizar um confronto direto ou mesmo. E apesar de contar com muitos jovens, os mesmos podem não ser o suficiente para jogos importantes.

O Fluminense tem sim um bom time para chegar onde chegou na Libertadores, nem a torcida, nem os adversários devem encarar o desempenho do Flu como um acidente. Mas também é preciso pensar que hoje a libertadores vai até o final da temporada e administrar a competição junto com o Brasileiro talvez possa ser um risco, por tudo que já comentamos.

Assim cabe ao departamento de Futebol pensar no que talvez possa ser mais viável um investimento massivo na Libertadores ou Brigar no Brasileiro por uma posição mais instável.

Uma possível solução

A solução para o Fluminense que também está nas quartas de final da Copa do Brasil é tentar buscar algumas vitórias ainda no primeiro turno, para não ter problemas muito a frente. Mas se for para escolher entre Libertadores e Copa do Brasil. Talvez a Copa do Brasil exija menos e o Flu tenha mais chances de chegar na Final.

Leia mais: Flamengo de Jorge Jesus e Renato Gaúcho possuem os mesmos erros

Na Libertadores o Tricolor pode enfrentar nas Semifinais Flamengo ou Olímpia; e Na Final São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro ou River Plate. O que talvez possa ser mais difícil na Libertadores seja o atual formato em jogo único, que pode ou não ser um entrave para o Tricolor. Uma vez que na Copa do Brasil o confronto regional e os jogos de ida e volta até a final podem ser mais fáceis para o Fluminense.

Disputando apenas duas competições o tricolor poderá investir em algumas rodadas para subir mais na tabela e poder em alguns jogos, colocar seu time reserva sem pressão.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.