Corinthians x Grêmio pelo Brasileirão, um confronto que remete a 2007, entenda
Jogo Corinthians e Grêmio pelo Brasileirão, na Neo Química Arena, neste domingo pode valer muito mais do que se imagina, entenda porque!
Corinthians e Grêmio se enfrentam nesta tarde de domingo (5), às 16 horas, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O confronto é decisivo para as duas equipes. O Timão joga para garantir vaga na fase de grupos da próxima Libertadores.
Já o Tricolor Gaúcho busca pontos para se safar do rebaixamento para a Série B no próximo Brasileirão.
Corinthians e Grêmio, o que mais está envolvido no confronto?
Mas o jogo pelo Brasileirão, na Neo Química Arena, neste domingo pode valer muito mais que isso, além de mostrar mais uma vez que no futebol as coisas dão voltas quase o tempo todo.
Isto porque, depois de 14 anos, o Timão poderá ‘vingar’ o Gremio, por ter sido ano ano de 2007, jogado para a segundona pelo rival de hoje
Rebaixamento do Corinthians para a Série B do Brasileirão em 2007
Na época, no jogo no antigo Estádio Olímpico, as equipes empataram por 1 a 1, e o Corinthias terminou o torneio em 17º, com 44 pontos, atrás do Goiás, com 45.
Sem dúvida, o rebaixamento do Corinthians em 2007, para a Série B do Campeonato Brasileiro, foi um dos momentos mais difíceis enfrentado pelo clube, em toda sua história.
Na partida, o atacante gaúcho Jonas abriu o placar logo no começo do primeiro tempo.
O Alvinegro paulista chegou a empatar aos 29 minutos com Clodoaldo, mas o empate não bastaria para o Timão evitar a queda.
Vitória do Goias sobre o Inter em 2007: juiz ajudou?
O fato que muitos não recordam, é que além do empate, um gol marcado a muitos quilômetros dali, num jogo em Goiânia, foi o que de fato colocou o Timão na 2ª divisão do nacional.
No jogo Goiás x Internacional no Serra Dourada, o placar também estava em igualdade, nos mesmos 1 a 1, porém, o Goiás teve um pênalti a seu favor.
E para os corinthianos, que acompanhavam o jogo na época, o gol veio com requintes de crueldade, quando o juiz da partida mandou voltar por duas vezes as cobranças.
As duas cobranças, a princípio feitas pelo veterano Paulo Baier foram defendidas pelo goleiro Clêmer.
Mas a terceira cobrança, executada por Élson, balançou as redes do Colorado, salvando o Goiás e rebaixando o Timão.
Assim, com o empate diante do Grêmio, o Corinthias só pode chegar aos 44 pontos, com o Esmeraldino chegando aos 45, se livrando da segundona naquele ano.
Corinthians campeão da Série B do Brasileirão em 2008
O ano que viria, seria no entando, um marco na reestruturação do time, resultando em um período vitorioso para a equipe.
Já em 2008, na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, o Timão foi dono da melhor campanha da Segunda Divisão, na era dos pontos corridos, que começou em 2006, E até hoje, é o dono dos melhores números.
Na temporada, foram 85 pontos conquistados, depois de 38 partidas, que resultaram na conquista do título com quatro rodadas de antecedência.
Já sua volta à elite do futebol nacional, o time já havia garantido duas rodadas antes, fechando o torneio com 25 vitórias, 10 empates e somente três derrotas.
No total, o Alvinegro paulista balançou as redes 79 vezes e Dentinho e Herrera foram os artilheiros da equipe, com 14 gols cada.
Redator e jornalista por vocação atuando em diversas mídias digitais desde 2015. Interessado na informação atualizada, divertida e verídica.