3 técnicos portugueses muito bem sucedidos

Definitivamente não é de hoje que Portugal exporta bons nomes do futebol para o mundo inteiro. Afinal de contas, alguns dos grandes nomes da história desse esporte nasceram em terras lusitanas. No entanto, mais recentemente, o país vem se destacando também na área técnica. Pensando nisso, listamos para você 3 técnicos portugueses muito bem sucedidos – que atuam no Brasil e no mundo.

publicidade

O futebol brasileiro em especial vem cultivando uma ótima relação com técnicos portugueses nos últimos anos. Os principais clubes responsáveis por esse bom relacionamento sem sombra de dúvida foram Palmeiras e Flamengo, de longe os times mais competitivos dos últimos cinco ou quatro anos.

Foto de Markus Spiske

No entanto, os portugueses não pararam por aí – nem no Brasil, e nem no mundo. Dito isso, conheça 3 técnicos portugueses muito bem sucedidos que ainda estão em atividade:

publicidade

Abel Ferreira – Palmeiras 

É simplesmente impossível falar em técnico português e futebol brasileiro sem nem ao menos citar o nome de Abel Ferreira. Estamos falando do treinador mais vitorioso do Brasil nos últimos anos, um profissional que simplesmente revolucionou a forma como o Verdão vinha jogando e o colocou em um patamar superior ao da grande maioria.

Abel Ferreira é comparado com goleiro Bruno e palmeirenses vão à loucura. Foto: Divulgação

Abel Ferreira é comparado com goleiro Bruno e palmeirenses vão à loucura. Foto: Divulgação

Abel chegou ao Palmeiras em 2020, no meio da temporada. Logo naquele ano, foram 35 jogos no comando do Verdão, com 18 vitórias. No ano seguinte, foram 74 partidas e 39 vitórias. Em 2022, 72 confrontos e 47 vitórias. Os jogos vão passando, mas o que praticamente não muda é a frequência de títulos.

Pelo Palmeiras, Abel Ferreira ganhou uma Recopa Sul-Americana, duas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Paulista. Praticamente todo ano o técnico português ajuda o Verdão a papar um título. Nesse currículo, resta apenas o Mundial de Clubes.

No entanto, como já era de se esperar, ele não começou sua carreira de técnico no Palmeiras. Abel se aposentou como jogador no Sporting e, logo em seguida, comandou as categorias de base do clube. Posteriormente, foi para a equipe B do Braga, até assumir em 2016 a profissional. Depois, foi para o PAOK da Grécia, de onde saiu em 2020.

Jorge Jesus – Fenerbahçe

Se Abel Ferreira é muito provavelmente o primeiro nome que vem na mente dos torcedores ao falar em técnicos portugueses no futebol brasileiro, o segundo certamente é Jorge Jesus – e olha que ele não está aqui já faz alguns anos. O comandante português fez história no Brasil ao treinar o Flamengo em uma temporada simplesmente avassaladora – uma das melhores de toda a história da equipe rubro-negra.

Flamengo: No Fenerbahçe, Jorge Jesus quer contratar atacante rubro-negro. (Foto: Reprodução)

Flamengo: No Fenerbahçe, Jorge Jesus quer contratar atacante rubro-negro. (Foto: Reprodução)

Jorge Jesus chegou ao Flamengo em 2019 e, naquele ano, simplesmente venceu tudo o que tinha direito com o rubro-negro. Mais importante do que isso, talvez, tenha sido o fato de que fez com que a equipe jogasse um futebol realmente muito bonito, envolvente, diferente e superior ao de todos os adversários brasileiros.

No único ano completo em que ficou no Flamengo, Jorge Jesus venceu a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil – isso entre 2019 e 2020, basicamente. Em 2020, no meio do ano, ele deixou o Flamengo rumo ao Benfica – de onde também já saiu. Atualmente, está no Fenerbahçe, da Turquia.

Diferentemente de Abel, no entanto, a carreira de Jorge Jesus é bastante extensa – até mesmo pela idade do treinador. Ele começou em 1989 no Amora FC, de Portugal, e passou por diversos times portugueses até 2018, quando foi contratado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita. Depois disso, chegou ao Mengão.

José Mourinho – Roma 

Faz um bom tempo que José Mourinho não treina um dos seis ou sete clubes do circuito de melhores da Europa – ao menos, aqueles considerados nos últimos anos. O fato é que, mesmo assim, ele consegue sempre alcançar um patamar a mais da grande maioria dos adversários e se destacar. Não à toa, é um dos treinadores mais vencedores da história do futebol internacional.

Mourinho na Seleção Brasileira? Jornal Espanhol dá veredito sobre possibilidade.

Mourinho na Seleção Brasileira? Jornal Espanhol dá veredito sobre possibilidade. (Foto: Divulgação)

Atualmente técnico da Roma, que há tempos não é o clube de maior destaque da Itália, José Mourinho é nada mais nada menos do que o quinto treinador mais vitorioso da história do futebol. Ele já conquistou 26 títulos ao longo de sua carreira, pelos mais diferentes clubes europeus.

Mourinho começou a sua carreira como técnico no Benfica, depois de ser auxiliar no Sporting, Porto e Barcelona. Posteriormente, foi para o Porto, onde conquistou aquela heróica e improvável Champions League de 2004. Ainda voltou a vencer a Liga dos Campeões em 2010, com a Inter de Milão. 

Em sua carreira, Mourinho treinou alguns dos melhores times do mundo. Esteve no Chelsea em duas oportunidades (de 2004 à 2007 e de 2013 à 2016). Também treinou o Real Madrid, no início do auge da rivalidade Messi e Cristiano Ronaldo, o Manchester United e o Tottenham. Hoje, como já citado, comanda a Roma. 

matheusGRID
Escrito por

matheusGRID