Cruzeiro garante acesso? Estatística aponta como ‘quase certo’ na Série A

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem a maior chances de promoção para Série A entre todos os clubes.

Após dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está perto de retornar a elite do futebol brasileiro. O clube mineiro está na ponta da competição nacional, e as chances de voltar à Série A aumentam a cada rodada. 

publicidade

Até aqui, o Cruzeiro disputou 20 jogos na Série B do Brasileirão, e conquistou 14 vitórias na competição, que levaram a Raposa à liderança do campeonato. Atualmente, o Cruzeiro tem um aproveitamento de 75%. 

De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem chances altas de retornar à Série A do Brasileirão, liderando entre todos os clubes da segunda divisão. 

publicidade

Cruzeiro lidera a Série B e tem altas chances de retorno à elite do Brasileirão 

Cruzeiro garante acesso? Estatística aponta como 'quase certo' na Série A.

Cruzeiro garante acesso? Estatística aponta como ‘quase certo’ na Série A. (Foto: Reprodução)

Segundo as informações do Departamento de Matemática da UFMG, a equipe mineira superou 99% de chances de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória na rodada passada, sobre o Bahia por 1 a 0, o Cruzeiro se aproximou mais ainda do seu maior desejo: voltar para a primeira divisão do Brasileirão. Atualmente, a raposa tem 99,37% de chance de retorno. 

Após o fim do primeiro turno, o Cruzeiro ainda lidera a competição, e agora possui 81,2% de chance de faturar o título da Série B do Campeonato Brasileiro

O Grêmio vem logo atrás do Cruzeiro, com 79,7% de chance de retornar à primeira divisão do Brasileirão. Em seguida, vem o Vasco, que atualmente vive um momento irregular na competição, com 61% de chance de acesso. 

Fechando o G-4, o Bahia tem 55,7 % de chance de subir para a Série A. O Tombense, primeiro time fora do G-4 , e o Sport, que caiu de rendimento na competição, tem 23,9 % e 7,7% de chances, respectivamente. 

Equipe mineira conta com resultados de outros jogos ao seu favor

Além de ter vencido o Bahia, o a Raposa também contou com a vitória do Vila Nova sobre o Vasco, que aumentou a vantagem do líder em relação a equipe carioca, que ocupa a terceira posição. 

Em casa, o Grêmio venceu a Ponte Preta, mas ainda está  nove pontos atrás do líder Cruzeiro. A média de pontos para o acesso à Série A, historicamente, é de 63 pontos. 

Sendo assim, seria necessário mais 18 pontos, nos 18 jogos que restam na Série B, para que o Cruzeiro conquistasse o acesso à elite do Brasileirão.

Se o Cruzeiro mantiver o aproveitamento atual, a equipe irá alcançar a pontuação na 29º rodada, onde enfrenta a equipe do Operário, no Mineirão.

Whylmys Filho
Escrito por

Whylmys Filho

Aspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.