Como saber quanto custa um jogador de futebol?

Quanto custa um jogador de futebol? (Foto: Reprodução)
Quanto custa um jogador de futebol? (Foto: Reprodução)
publicidade

Com o mercado do futebol europeu se abrindo para a janela de transferências que promete movimentar o verão por lá, é interessante saber quais são os fatores que definem o preço de um jogador de futebol.

Aliás, o mercado de negociações dentro do mundo esportivo é bem particular em cada modalidade. No futebol, as coisas não são diferentes e existem características específicas para todas as especulações.

publicidade

Para saber quanto e custa um jogador de futebol e o porquê dos valores especulados pelo atleta, separamos alguns pontos fundamentais que compõem essa matemática, que não é tão complexa como parece.

Leia também

publicidade

Entenda como saber quanto custa cada jogador de futebol

Mbappé é um exemplo recente para entender quanto custa um jogador de futebol atualmente. (Foto: Reprodução)
Mbappé é um exemplo recente para entender quanto custa um jogador de futebol atualmente. (Foto: Reprodução)

O primeiro ponto fundamental dentro do mercado futebolístico é o contrato do atleta. Todo jogador de futebol é tratado, dentro do centro de operações financeiras dos clubes, como um ativo.

publicidade

O valor de um jogador pode variar de acordo com o momento atual em que vive na sua carreira, por exemplo. Caso ele esteja em um momento especial dentro do seu clube, seus preços sobem, e vice-versa.

No entanto, outro ponto importante nessa matemática é a idade do atleta, fator vitalício para a carreira. O jogador de futebol que é novo, em tese, tem a oportunidade de se desenvolver e gerar bons lucros ao clube.

publicidade

Portanto, um jogador de futebol novo e que demonstra ter uma capacidade técnica acima da média será, certamente, vislumbrando dentro do mercado e seu valor deve ser muito elevado.

De maneira geral, os jogadores possuem especulações financeiras que giram em torno de alguns sites que realizam estas análise. O portal Transfermarkt é uma boa referência, pois avalia o preço de mercado dos atletas de maneira constante ao longo das temporadas.

publicidade

Quanto custa um jogador em fim de contrato?

Como as operações dentro do futebol são dinâmicas, cada caso é um caso, literalmente. Caso o jogador esteja, por exemplo, no final do seu vínculo com o clube que defende, as coisas podem mudar.

O jogador possui uma cláusula rescisória, caso algum outro clube queira contratá-lo sem mediações. No entanto, as negociações são feitas de maneira direta entre os clubes, geralmente.

publicidade

Porém, compreender as particularidades de cada negociação e de cada atleta envolve muita negociação. Um exemplo recente disso é o do atacante francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain.

Mbappé recebeu uma proposta no final da temporada passada de 250 milhões de euros do Real Madrid. O jogador só possuía mais um ano de contrato com o PSG, mas o clube não quis vendê-lo.

publicidade

A ideia dos dirigentes franceses foi de manter Mbappé nos planos da equipe e conseguir renovar o seu contrato, o que de fato aconteceu posteriormente. No entanto, o mercado entende essa operação como arriscada.

Afinal, Mbappé poderia encerrar o seu contrato pelo PSG e deixar o clube de graça, sem gerar nenhum retorno financeiro para o time de Paris.

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Lucas Gervazio23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.
Veja mais ›
Fechar