5 grandes jogadores que não deram certo como treinadores

O fim da carreira como jogador para muitos futebolistas não significa uma vida totalmente distante dos gramados.

O fim da carreira como jogador para muitos futebolistas não significa uma vida totalmente distante dos gramados.

publicidade

Isso porque, alguns ex-grandes jogadores apostam na carreira de treinador, o que nem sempre dá certo.

Jogadores que viraram técnicos 

Em janeiro de 2014 assinou com o Milan como treinador, sendo demitido em junho do mesmo ano.

Em janeiro de 2014 assinou com o Milan como treinador, sendo demitido em junho do mesmo ano. (Foto: Reprodução)

Não são todos os craques que decidem aposentar as chuteiras e conviver apenas com a saudosa lembrança dos dias de glórias dentro de campo. 

publicidade

E tem quem consiga colocar mais importantes títulos no currículo estando no comando de equipes, como Pep Guardiola, Beckenbauer, Frank Rijkaard, Roberto Mancini e tantos outros, como também tem quem não conseguiu 

Grandes jogadores que não foram bons técnicos

É mais comum do que se pensa, muitos ex-futebolistas não conseguem repetir os triunfos da carreira como técnicos. A seguir, relembre 5 grandes jogadores que não deram certo como técnicos:

Ruud Gullit

Como atleta, Gullit fez história no Milan, foram 3 Scudettos (1988, 1992 e 1993), 4 Supertaças da Itália (1988, 1992, 1993 e 1994), 1 Copa da Itália (1994), 2 Campeões (1989 e 1990), 2 Supertaças da Europa (1989 e 1990) e 2 Intercontinentais (1989 e 1990). O jogador ainda foi campeão do Campeonato Europeu de 1988 com a Holanda.

Infelizmente os grandes feitos não aconteceram como técnico, Gullit teve uma passagem discreta pelo Chelsea, Newcastle, Feyenoord, Los Angeles Galaxy e Terek Grozny. Hoje, o treinador comanda a seleção holandesa.

Fabrizio Ravanelli

Em sua carreira de jogador, Ravanelli fez história na liga italiana, em suas passagens pelo Juventus e Lazio.

Atualmente sem clube, a carreira de Ravanelli como treinador não teve muito tempo. Ele treinou as categorias inferiores da Juventus, posteriormente assinou em 2013 pelo AC Ajaccio da Ligue 1 francesa, lá o treinador obteve apenas uma vitória e depois treinou o Arsenal Kyiv.

Bobby Moore

O ídolo do futebol inglês recebeu elogios do rei do futebol. Segundo Pelé: “É o melhor defensor que já enfrentei”. Foram 20 anos jogando pelo West Ham.

 Ao se aposentar em 1978 começou sua carreira de treinador com equipes como Hong Kong Eastern AA, Oxford City e Southend United, sem grande sucesso.

Clarence Seedorf

 Seedorf alcançou grande sucesso em sua carreira como jogador com o Ajax, Real Madrid e Milan, conquistando, entre outras coisas, 5 Ligas dos Campeões (1995, 1998, 2000, 2003 e 2007).

Em janeiro de 2014 assinou com o Milan como treinador, sendo demitido em junho do mesmo ano. Seedorf passou ainda pelo Shenzhen, Deportivo de la Coruña e pela seleção de Camarões.

Maradona

Considerado por muitos o melhor jogador da história do futebol, Diego Armando Maradona jogou por Argentinos Juniors, Boca, Barcelona, ​​​​Napoli, Sevilla e Newell’s Old Boys, tendo conquistado, entre muitos outros títulos, a Copa do Mundo de 1986 com a Argentina.

Como treinador, Maradona esteve longe do sucesso, passando pelo Deportivo Mandiyú, Racing Club, Seleção Argentina, Al Wasi, Riestra, Fujairah, Dynamo Brest, Dorados Sinaloa e Gimnasia.

Hannah Aragão
Escrito por

Hannah Aragão