Quantos pontos os times brasileiros precisam para se classificar na Libertadores?

Nesta terça-feira (17), será iniciada a 5ª rodada da Libertadores e com isso, ficará mais evidente quais times irão avançar na competição. 

Nesta terça-feira (17), será iniciada a 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores e com isso, ficará mais evidente quais times irão avançar na competição. 

publicidade

Com oito equipes brasileiras representando o país no torneio continental, os clubes se encontram em situações distintas umas das outras. 

Confira o que os clubes brasileiros precisam fazer para se classificar na Libertadores

Quantos pontos os times brasileiros precisam para se classificar na Libertadores?

Palmeiras é o atual campeão da Libertadores. Foto: Reprodução

No Grupo A, o Palmeiras lidera isoladamente com 12 pontos e já garantiu sua vaga na próxima fase da Libertadores. 

publicidade

O clube alviverde pode até perder os dois últimos jogos, que ainda assim avançará como líder. 

Times brasileiros na Libertadores: veja a situação de cada representante nacional na competição

No Grupo B, o Athletico-PR vive uma situação oposta à do Palmeiras. O CAP está em último, mas mesmo assim ainda tem chance de se classificar. 

O Furacão precisa de pelo menos quatro pontos nas duas partidas que restam para avançar. Mesmo com esse resultado, ainda precisará torcer por placares específicos nos outros confrontos.

No Grupo C, o RB Bragantino está encaminhando sua continuidade na Libertadores, mas para isso se concretizar, a equipe paulista precisa de no mínimo uma vitória. 

Se quiser avançar sem depender dos resultados de outras partidas, vai ter que somar quatro pontos nos dois jogos. 

No Grupo D, há dois times brasileiros, um em cada ponta. O Altético-MG está há apenas um ponto de diferença do segundo colocado, mas precisa de apenas uma vitória na partida contra o Independiente del Valle para cravar sua classificação. 

Já o América-MG, está na lanterna da chave com apenas um ponto, mas tem uma pequena chance de avançar para a fase seguinte da Libertadores.

O Coelho precisa vencer os dois últimos jogos e torcer para o seu rival estadual fazer o mesmo. Caso isso se concretize, a equipe ainda precisará superar o saldo de gols do Tolima para seguir na competição continental. 

No Grupo E, o Corinthians é mais um representante nacional que lidera, neste caso, com sete pontos. 

Caso o Timão queira continuar vivo na disputa pelo título da Libertadores, tem que fazer no mínimo dois pontos nas partidas que restam. Para não depender de ninguém, basta fazer três. 

No Grupo F, o Fortaleza segue vivo, mas com uma difícil missão. O clube do Ceará precisa fazer no mínimo quatro pontos nos dois jogos restantes.

E mesmo que consiga fazer seis pontos, ainda assim não garante sua classificação, pois precisará torcer contra o Colo-Colo. 

Por último, o Flamengo lidera o Grupo H e pode se dizer que já está classificado. 

O Rubro-negro Carioca só fica de fora se perder os dois jogos, o Talleres fizer três pontos e tirar a diferença no saldo de gols e o Universidad Católica ganhar as duas partidas que faltam e também superar o Flamengo no saldo.

Artur Freire
Escrito por

Artur Freire