Conheça Ayacucho, primeiro adversário do São Paulo na Sul-Americana

Nesta quinta-feira (7), o São Paulo irá estrear pela Copa Sul-Americana 2022 contra o Ayacucho no Estádio Nacional, em Lima, às 21h30.

Nesta quinta-feira (7), o São Paulo irá estrear pela Copa Sul-Americana 2022 contra o Ayacucho no Estádio Nacional, em Lima, às 21h30.

publicidade

A equipe peruana tem sua sede na província de Huamanga, mesmo os jogos sendo disputados na cidade de Ica. Mas, diante do São Paulo, em razão da logística da transmissão televisiva a partida será disputada em Lima.

Quem é o Ayacucho?

Conheça Ayacucho, adversário do São Paulo na Sul-Americana

Será a primeira vez que as equipes se enfrentam. Foto: Reprodução/Ayacucho

Fundado em 2008, ano do hexacampeonato brasileiro do tricolor paulista, o clube do Peru tem uma história bem recente e grandiosa no cenário nacional.

publicidade

Inclusive, quando foi criado, a equipe tinha outro nome, era o Club Inti Gas Deportes Ayacucho.

Ayacucho x São Paulo hoje

Consolidado na elite do futebol peruano e com três classificações seguidas para a Sul-Americana de 2012 a 2014, Rolando Bellido, que comprou o clube em 2013, anunciou a mudança do nome em janeiro de 2015. Deixando de ser Inti Gas para virar Ayacucho Fútbol Club.

A mudança veio porque a nova gestão queria aproximar o time do povo. Por sinal, Ayacucho é o nome de uma cidade com um pouco mais de 200 mil habitantes no centro sul do Peru, conhecida pelo artesanato e arte popular.

No ano passado, a equipe enfrentou o Grêmio pela segunda fase da pré-Libertadores e sofreu uma goleada de 6 x 1. Com a derrota em Porto Alegre, ainda no jogo de ida, o Ayacucho não teve chances de chegar na fase de grupos do torneio mais importante do continente.

A derrota sofrida eliminou o clube peruano de apenas 14 anos da Libertadores. Contudo, devido ao oitavo lugar que conquistou na liga nacional, assegurou a volta para a Sul-Americana.

Agora, diante do São Paulo, uma das equipes com mais títulos no Brasil e na América do Sul, o time peruano tentará chegar firme no campeonato para conseguir não só avançar de fase, como conquistar a sua primeira vitória contra um time estrangeiro em torneios internacionais.

Artur Freire
Escrito por

Artur Freire