Copa do Nordeste 2022: tudo que você precisa saber sobre Fortaleza e Sport

Definida neste domingo (27), após o Sport vencer o CRB por 3 x 1, a final da Copa do Nordeste será uma disputa entre os rubro-negros e o Fortaleza.

Definida neste domingo (27), após o Sport vencer o CRB por 3 x 1, a final da Copa do Nordeste será uma disputa entre leões. De um lado o rubro-negro pernambucano e do outro o Fortaleza.

publicidade

A final será disputada em dois jogos. A ida será às 21h35, na quinta-feira (31) e ainda não tem o local confirmado, mas provavelmente acontecerá na Arena de Pernambuco, já que a Ilha do Retiro não atende, atualmente, à capacidade de pelo menos 15 mil torcedores. A volta será na Arena Castelão, às 18h30, no domingo.

Sport x Fortaleza: confronto de leões decidirá o campeão da Copa do Nordeste

Jogadores do Sport

Sport venceu o CRB por 3 x 1. Foto: Anderson Stevens/Sport

No embate que está por vir, as equipes vivem momentos diferentes. O Sport chega para tentar o tetra depois de um rebaixamento e eliminação na Copa do Brasil, porém tem a seu favor a campanha em uma crescente de resultados. O Leão da Ilha busca igualar o recorde de quatro vezes campeão da Copa do Nordeste, defendido pelo Bahia e Vitória.

publicidade

Já o Fortaleza vai tentar o bicampeonato vivendo o seu melhor momento na história. Prestes a estrear na Libertadores, o Leão do Pici está invicto na temporada.

No clássico regional que irá decidir o título da 19ª edição do Nordestão, os times também se diferenciam nas suas trajetórias até a final. Enquanto o Fortaleza vem controlando as partidas e conseguindo os resultados necessários, o Sport já demitiu e contratou técnico, ficou em terceiro lugar no grupo que o Leão do Pici foi líder e passou nos pênaltis para a semifinal.

Tetra ou bi? Sport e Fortaleza buscam aumentar seus títulos da Copa do Nordeste

Lucas Lima

Fortaleza venceu o Náutico por 2 x 0. Foto: Reprodução/Fortaleza

Apesar do favoritismo do Fortaleza, se for observado o histórico de confrontos em mata-mata, a equipe pernambucana leva a melhor. Entre os quatro já disputados pelos times, o Sport venceu três.

Copa do Brasil 1989 (Sport)

Copa do Brasil 1992 (Sport)

Copa do Nordeste 2015 (Sport)

Copa do Nordeste 2020 (Fortaleza)

Na contagem geral de jogos entre os leões, o Sport também leva a melhor. São 44 partidas, sendo 21 vitórias do time recifense, 10 vitórias do time cearense e 13 empates. Porém, no histórico recente, o Fortaleza ganhou três dos últimos quatro jogos.

Outra questão a ser observada é a quantidade de vezes que ambos os times estiveram nas finais da Copa do Nordeste. O Sport está indo para a sua sexta decisão, enquanto o Fortaleza chega para sua segunda disputa de título.

Artur Freire
Escrito por

Artur Freire