Como Xavi transformou o Barcelona?
Desde a chegada de Xavi, o Barcelona passa por um processo de reconstrução, onde vem cada dia mais saindo da atual crise.
Desde que perdeu Lionel Messi, no início da temporada, o Barcelona passa por um momento de reconstrução. O maior ídolo da história do clube, deixou a equipe rumo ao Paris Saint-Germain, agravando a difícil situação que passa o Barcelona já a algum tempo.
O clube passa por uma de suas piores crises financeiras em 122 anos de história, o que dificulta ainda mais a contratação de bons jogadores para sair da crise. Um dos maiores clubes do mundo acumulou vexames como a fatídica eliminação na Champions League para o Bayern de Munique, diversos empates e derrotas para clubes de menor expressão e ficou fora do mata-mata na Liga dos Campeões.
A mudança do Barcelona com Xavi
Sob o comando de Ronald Koeman, o Barcelona passou por momentos difíceis, onde ficou ameaçado de não se classificar para a próxima UEFA Champions League. Após colecionar derrotas e empates no Campeonato Espanhol, a diretoria do clube catalão resolveu desligar o técnico holandês do comando do clube.
Com a saída de Koeman, a diretoria optou por outro ex-jogador, que marcou época, se tornando um dos maiores ídolos do clube espanhol. Xavi Hernández chegou no Barcelona encontrando o clube na 9º posição do Campeonato Espanhol, e prestes a encarar o Napoli na segunda fase da Liga Europa.
Pouco tempo depois da chegada de Xavi, foram contratados reforços como Aubameyang, Ferrán Torres, Adama Traoré e o brasileiro Daniel Alves. Os reforços foram cruciais para o novo Barcelona de Xavi, que atualmente está na 3º posição da La Liga.
Atuação de gala no El Clásico e Liga Europa
No último domingo, 20 de março, o Barcelona mostrou uma das melhores atuações com Xavi no comando do clube. Dentro do Santiago Bernabéu, o Barça goleou o Real Madrid, maior rival, por 4 a 0. Um dos destaques da partida foi Aubameyang, que marcou dois gols e deu uma assistência no clássico.
Em terceiro lugar no Campeonato Espanhol, o clube catalão ainda está vivo na Liga Europa, sendo um dos fortes candidatos ao título. Nas quartas de finais, o Barcelona enfrenta o Eintracht Frankfurt.
Aspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.