5 times europeus com donos ou patrocinadores Russos

Roman Abramovich anunciou que venderá o Chelsea, entretanto ele não é o único e outra equipes da Europa possuem donos ou patrocinadores russos

Nesta quarta-feira (02), Roman Abramovich anunciou que venderá o Chelsea, o russo já havia comunicado que deixaria o comando da equipe no último sábado, entretanto o Chelsea não é a única equipe que tem uma forte ligação com a Rússia, diversas equipes da Europa possuem donos ou patrocinadores russos.

publicidade

Roman Abramovich deixa o Chelsea

Roman após a conquista do Mundial de Clubes pelo Chelsea

Roman após a conquista do Mundial de Clubes pelo Chelsea (Reprodução/Twitter)

No último sábado (26), o empresário através do site oficial do clube já havia postado uma nota oficial comunicando  sua saída, após mais de 19 anos.

Abramovich adquiriu o clube em 2003, desde então o time decolou, conquistando os principais campeonatos da Inglaterra e da Europa.

publicidade

Ao todo, após a compra dos “Blues”, a equipe faturou ao todo 23 títulos, tendo como os principais duas Champions League e o mais recente o Mundial de Clubes.

Entretanto, após a invasão da Ucrânia por tropas Russas, Roman Abramovich anunciou que deixaria o Chelsea.

A decisão dentre outras coisas também é fruto das sanções que o país e suas empresas vem sofrendo nos últimos dias, Apesar do investidor não citar os conflitos em sua carta de despedida.

Mas o Chelsea não é o único clube europeu que depende do dinheiro Russo, vamos ver outros clubes que tem patrocinadores ou donos que vem da cortina de ferro.

Clubes europeus com donos ou patrocinadores russos

  1. Manchester United – Aeroflot: Uma das maiores companhias aéreas da Rússia, era uma das patrocinadoras dos “Red Devil’s”. Mas após os conflitos recentes, o clube já sinalizou que romperá com a marca.
  2. Everton – USM Holding: O grupo russo de investimentos é um dos maiores investidores do Everton. Recentemente, seu principal acionista Alisher Usmanov, um dos 26 bilionários russos sancionados pela União Europeia, e terá seus investimentos congelados e não poderá mais receber fundos.
  3. Mônaco – Dmitry Rybolovlev: Partindo para a França, um dos principais times da Ligue 1, também pertence a um Russo. Dmitry Rybolovlev tem fortuna estimada em aproximadamente US$ 6,7 bilhões (R$ 34 bilhões de reais), o empresário é cercado de polêmicas.
  4. Schalke 04 – Gazprom: O time alemão tem como um de seus patrocinadores uma das maiores fornecedora de gás para o continente Europeu. Fundada em 1989, a empresa vem sofrendo com as sanções devido aos conflitos recentes.
  5. Vitesse – Valeriy Oyf: O dono da equipe holandesa possui uma vida que muitas pessoas desconhecem. O pouco que se sabe sobre ele é que foi membro da diretoria da Sibneft e da Gazprom, e hoje  é CEO da mineradora russa Highland Gold Mining.
João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.