Flamengo: Será que Paulo Sousa está certo em realizar teste

Paulo Sousa desde que chegou ao Flamengo, vem testando jogadores e esquemas táticos, mas será que o treinador está certo?

Recém chegado ao Flamengo, o português Paulo Sousa vem aproveitando o Cariocão para realizar alguns testes, seja nas formações ou com os jogadores.

publicidade

Entretanto, a torcida não tem aprovado as experiências do treinador, e na partida pela quinta rodada do Carioca, contra o Audax a torcida chamou o treinador de “Burro”.

Apesar das vitórias o técnico ainda não tem a total confiança dos flamenguistas, apesar de total respaldo da diretoria

publicidade

Mas será que isso realmente se justifica? 

Paulo Sousa no Flamengo até agora

Paulo Sousa reforça parte física dos atletas em pré-temporada do Flamengo. (Foto: Felipe Patino)

O técnico português desde que chegou no Flamengo testou diversos jogadores e formações, e até agora em cinco jogos, venceu quatro e perdeu apenas um jogo.

Mesmo assim, não deixou a torcida nada satisfeita, especialmente com a derrota para o Fluminense, e pelas falhas durante a partida contra o Audax.

O que levou o treinador a ser chamado de burro durante a partida.

Mas, Gabigol saiu em defesa do novo treinador e segundo o atacante tudo é uma questão de tempo.

“Estou muito feliz, fazia tempo que eu não aprendia tanta coisa em tão pouco tempo. É ter um pouquinho de paciência com ele e com a gente. Tenho certeza que vai ser um ano especial para o Flamengo.”, disse o atacante.

As vitórias contra o Nova Iguaçu por 5 a 0, e a última vitória suada contra o Madureira, conseguiram colocar panos quentes na discussão.

Mas, talvez o Paulo Sousa esteja realmente testando tudo o que precisa ser testado no momento ideal, em uma temporada tão corrida como esta do ano de 2022.

Leia mais: David Luiz é criticado por torcida do Flamengo após corte em Thiago Maia

Está fazendo os testes no momento certo?

Na fase de grupos do campeonato estadual, não existe muita coisa em jogo, apenas a disputa da Taça Guanabara, que nem é tão cobiçada assim hoje em dia.

Os quatro primeiros se classificam para a decisão do estadual, o que não é muito difícil, uma vez que não é um campeonato tão acirrado. Desta forma, terminar no G-4 e garantir vaga para

O campeonato Carioca não é tão disputado, permite a recuperação, diferentemente do Brasileirão que uma derrota pode custar muito caro na briga pelo título.

No Campeonato Brasileiro, é preciso ter uma unidade, o Estadual, infelizmente, se tornou uma extensão da pré-temporada para alguns clubes, como o caso do Flamengo.

Montar um repertório

É jogando que as peças se encaixam, até o momento, foram cinco jogos com 4 vitórias e uma derrota, onde o treinador pode testar muito bem jogadores e escalações.

Ao todo 24 jogadores já foram utilizados no rodizio do treinador, medalhões foram para o banco, quem não jogava junto, passou a jogar. Tudo foi testado, para ser comprovado, e já podemos perceber que Paulo Sousa é um técnico ofensivo.

O treinador teve a chance de testar jogadores em diferentes posições, algo que não é tão comum no futebol brasileiro. Muitas vezes os times se prendem em uma única forma de jogar e acabam não testando outras possibilidades.

E acabam fadados a serem equipes previsíveis, e com o tempo alvo fácil para seus adversários.

Testar jogadores em outras posições e criar um repertório é uma oportunidade de surpreender seus adversários.

Leia mais: Flamengo: Quem é Diego Rossi? Conheça atacante que se aproxima de acerto com o mengão

Paulo Sousa certo ou errado?

Para alguns mais habituados a um mundo onde tudo é igual e tudo acaba dando certo com apenas uma forma de jogar, Paulo Sousa é “Louco!”.

Mas para quem sabe como funciona o futebol moderno, e entende bem como é a estrutura do Campeonato Carioca, sabe que o técnico português tem tudo para trilhar um brilhante caminho.

Tudo vai depender de como o time irá se comportar no futuro.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.