Abel Ferreira deve montar time que espere o Chelsea atacar. (Foto: Angel Martinez)
A grande final do Mundial de Clubes se aproxima e a expectativa é grande. O Palmeiras entra em campo para enfrentar o Chelsea neste sábado (12) às 13:30 horas (horário de Brasília).
Após uma atuação segura e convincente contra o Al Ahly, nesta última terça-feira (08), e uma vitória por 2 a 0, a equipe de Abel Ferreira agora enfrenta a grande missão do torneio.
Vencer um clube europeu é o maior desafio dos clubes sul-americanos em 10 anos. O Chelsea, inclusive, foi o clube europeu que perdeu o último Mundial para um time da América do Sul, o Corinthians em 2012.
Taxado como favorito, o time inglês comandado por Thomas Tuchel deve ter a posse de bola em grande parte do jogo e tentar controlar as situações de ataque.
No entanto, o Chelsea não é uma equipe acostumada a ditar o ritmo das partidas que disputa. Na verdade, o estilo de jogo da equipe é totalmente contrário a esse.
Por se tratar de um duelo com uma equipe sul-americana, considerada inferior tecnicamente, o time de Thomas Tuchel deve ao menos tentar impor o ritmo. E Abel Ferreira sabe disso.
O jogo mais encaixado do treinador português no Palmeiras é o reativo. Esperar o adversário buscar espaços na defesa palmeirense e encaixar uma jogada fatal.
Foi assim, por exemplo, nas semifinais da Copa Libertadores, quando o Palmeiras eliminou o poderoso Atlético Mineiro após um embate complicado para o alviverde.
Na partida de ida, no Allianz Parque, Abel Ferreira montou uma equipe que buscava claramente o empate sem gols para tentar a sorte no Mineirão.
E deu certo. Com pênalti perdido por Hulk, do Galo, e muita pressão alvinegra durante algum momento do jogo, o Palmeiras levou para Belo Horizonte o empate.
Com a vantagem de um gol fora de casa, o Palmeiras sabia o que precisava fazer. Saiu atrás, com gol de Eduardo Vargas para o Atlético, mas manteve a postura e conseguiu o empate e classificação com Dudu.
Para a final de amanhã, a estratégia de Abel Ferreira deve ser a mesma. Esperar a criação do Chelsea, que não se sente confortável propondo jogo, e atacar quando possível.
É a grande chance do Palmeiras conquistar o tão sonhado título mundial, que no último ano ficou longe, mas agora parece cada vez mais próximo da Academia de Futebol.
Port publicado em fevereiro 11, 2022
Os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro também convivem com dívidas milionárias. Levantamento da… Leia Mais
O Corinthians é o clube mais endividado entre os participantes da Série A do Campeonato… Leia Mais
O Corinthians aparece no topo do ranking das maiores dívidas entre os clubes da Série… Leia Mais
O Fight do Milhão conhecerá seus novos campeões neste sábado, 24 de outubro de 2026,… Leia Mais
O Corinthians empatou por 1 a 1 com o Vitória na segunda-feira, 19 de outubro… Leia Mais
O Atlético-MG está na final da Copa Sul-Americana de 2026. O Galo foi derrotado por… Leia Mais