Quem é o melhor goleiro do Mundo?

O prêmio FIFA The Best deixou em aberto uma grande dúvida atual: quem é, de fato, o melhor goleiro em atividade no futebol mundial?

O prêmio The Best da FIFA, realizado no dia 17 de janeiro, trouxe à tona uma grande polêmica no futebol atual: quem é, de fato, o melhor goleiro em atividade no mundo?

publicidade

Tudo isso aconteceu porque na Seleção Ideal da FIFA, que escala os onze jogadores para montar o “melhor time do mundo”, o goleiro foi Gianluigi Donnarumma, do PSG.

No entanto, ainda no mesmo evento, a FIFA elegeu o melhor goleiro em atividade no mundo, e foi o senegalês Édouard Mendy, que atualmente defende o Chelsea.

publicidade
Mendy Chelsea

Afinal, Mendy é o melhor goleiro em atividade no mundo? (Foto: Ben Stansall/ AFP)

A incoerência gerou uma grande repercussão na mídia e entre os fãs do futebol. Para muitos, Mendy é verdadeiramente o melhor guarda redes do mundo.

E os números do senegalês mostram que ele realmente está acima da média mundial. Desde que chegou ao Chelsea, em 2020, o goleiro vem se destacando.

Pelo Chelsea, Mendy vem fazendo história

Mendy já chegou ao clube inglês em um momento de reformulação, e acabou deixando no banco de reservas uma das mais caras contratações da história do Chelsea. 

O goleiro Kepa Arrizabalaga chegou ao clube inglês em 2018. O Chelsea comprou Kepa, que atuava pelo Athletic Bilbao, pelo valor extraordinário de 72 milhões de libras esterlinas.

Para se ter uma comparação, Mendy não custou nem um terço do valor investido pelos ingleses para contar com Kepa: o goleiro africano foi comprado por 22 milhões de libras junto ao Rennes, da França.

Com um valor bem abaixo de Kepa, Mendy se consolidou na posição titular do gol azul e começou a conquistar grandes façanhas nos últimos meses.

Só pelo Chelsea, Mendy já foi finalista de uma UEFA Champions League (onde saiu campeão), uma Copa da Liga Inglesa e também de uma Copa da Inglaterra.

Pela Seleção de Senegal, o arqueiro acaba de chegar à final da Copa Africana. A decisão acontece neste domingo (06), contra o Egito, às 16h (horário de Brasília) no Olembe Stadium, em Camarões.

Além de poder conquistar um título pela sua seleção, Mendy pode também alcançar mais uma final pelo Chelsea nos próximos dias: o Mundial de Clubes começa e o Chelsea vai ao Catar na próxima semana buscar o título inédito.

Para buscar uma vaga a final no Catar e um título mundial entre clubes, a equipe inglesa deposita suas esperanças em Mendy, que é o melhor goleiro do mundo em atividade.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.