O ano em que Romário alcançou uma marca mundial defendendo o Vasco

Neste sábado (29), o Baixinho mais famoso do futebol mundial, Romário ou como ele mesmo já se intitulou o “Deus do Futebol”, completou 56 anos.

Por isso, vamos relembrar de uma temporada em que o Baixo conseguiu um feito histórico no futebol mundial.

Romário em 2000

Romário calou os críticos em 2000 (Divulgação)

Quando Romário desembarcou no Vasco em 2000, muito se desconfiava, do que ou quanto ele poderia render.

Isso porque sua passagem pelo Flamengo, foi marcada por lesões, e episódios de indisciplina, um caso em especial levou até a sua dispensa do Rubro Negro.

Mesmo assim o atacante foi bancado por Eurico Miranda, para a temporada de 2000.

Leia mais: 5 curiosidades sobre o Vasco

A principal derrota aconteceu logo no início da temporada no Mundial de Clubes, onde o Vasco perdeu o título para o Corinthians na decisão por pênaltis. Na competição o Baixinho marcou três gols e foi artilheiro da competição.

No primeiro momento a aposta não deu tão certo, isso porque o Cruzmaltino também foi vice campeão do Campeonato Carioca e do Torneio Rio-São Paulo, neste segundo sendo goleado por 4 a 0 no jogo final para o Palmeiras.

Entretanto, havia uma esperança, Romário foi o artilheiro das duas competições, no Carioca, marcou 19 gols, já na Rio-São Paulo marcou 4 gols.

A segunda metade de 2000

Mas no segundo semestre as coisas iriam mudar de figura, Romário seria fundamental para o Vasco.

O Vasco voltaria a conquistar um torneio internacional ao conquistar a Copa Mercosul de 2000, em uma decisão histórica contra o Palmeiras. Romário seria o artilheiro do campeonato com 11 gols, com direito a uma trinca na final contra o Palmeiras.

No Brasileirão o Vasco também foi campeão batendo o São Caetano na Polêmica Final, que aconteceu em três jogos. Romário foi vice artilheiro com 21 gols.

Ao todo naquela temporada ainda defendeu a Seleção Brasileira em duas partidas marcando 7 gols.

Se forem contados apenas gols em partidas oficiais, foram 65 gols em 2000, uma marca invejável por muitos.

Entretanto, somando todos os dados de campeonatos e amistosos, jogos oficiais ou não Romário chegou a marca de 73 jogos com 73 gols.

O que é impressionante foi o fato de o atacante não ser lembrado nem no Top-10 dos melhores do mundo da FIFA na temporada.

Mas a premiação naquele tempo ocorria de forma bem diferente do que é hoje em dia.

Port publicado em janeiro 30, 2022

Posts Recentes

  • Destaques

Nova pesquisa mostra quais são as maiores torcidas do Futebol brasileiro

O Flamengo segue firme no topo do ranking das maiores torcidas do Brasil, de acordo… Leia Mais

4 dias atrás
  • Geral

Impedimento semiautomático pode pintar no Brasileirão 2026!

Depois do VAR, o impedimento semiautomático é a tecnologia do momento no futebol. Já usado… Leia Mais

1 semana atrás
  • Geral

Times portugueses venceriam o Brasileirão? Internet aquece debate!

O Brasileirão é considerado um dos campeonatos mais disputados do planeta, com uma boa variedade… Leia Mais

1 semana atrás
  • Notícias

São Paulo entra em recesso sob pressão: pausa pode decidir o futuro de Zubeldía

O São Paulo encerrou a primeira metade da temporada em clima de tensão. A equipe… Leia Mais

2 semanas atrás
  • Brasileirão Série A

Santos confia na contratação de Mayke após Copa do Mundo de Clubes

O Santos está otimista em relação à contratação do lateral direito Mayke, do Palmeiras, após… Leia Mais

3 semanas atrás
  • Brasileirão Série A

Dorival Júnior utiliza pausa da Data Fifa para fortalecer elenco do Corinthians

A pausa da Data Fifa foi estratégica para o técnico Dorival Júnior implementar mudanças significativas… Leia Mais

3 semanas atrás