O ano em que Romário alcançou uma marca mundial defendendo o Vasco

Em 2000, Romário alcançou uma marca histórica com a camisa do Vasco, mas infelizmente acabou esquecido nas premiações.

Neste sábado (29), o Baixinho mais famoso do futebol mundial, Romário ou como ele mesmo já se intitulou o “Deus do Futebol”, completou 56 anos.

publicidade

Por isso, vamos relembrar de uma temporada em que o Baixo conseguiu um feito histórico no futebol mundial.

Romário em 2000

Romário calou os críticos em 2000

Romário calou os críticos em 2000 (Divulgação)

Quando Romário desembarcou no Vasco em 2000, muito se desconfiava, do que ou quanto ele poderia render.

publicidade

Isso porque sua passagem pelo Flamengo, foi marcada por lesões, e episódios de indisciplina, um caso em especial levou até a sua dispensa do Rubro Negro.

Mesmo assim o atacante foi bancado por Eurico Miranda, para a temporada de 2000.

Leia mais: 5 curiosidades sobre o Vasco

A principal derrota aconteceu logo no início da temporada no Mundial de Clubes, onde o Vasco perdeu o título para o Corinthians na decisão por pênaltis. Na competição o Baixinho marcou três gols e foi artilheiro da competição.

No primeiro momento a aposta não deu tão certo, isso porque o Cruzmaltino também foi vice campeão do Campeonato Carioca e do Torneio Rio-São Paulo, neste segundo sendo goleado por 4 a 0 no jogo final para o Palmeiras.

Entretanto, havia uma esperança, Romário foi o artilheiro das duas competições, no Carioca, marcou 19 gols, já na Rio-São Paulo marcou 4 gols.

A segunda metade de 2000

Mas no segundo semestre as coisas iriam mudar de figura, Romário seria fundamental para o Vasco.

O Vasco voltaria a conquistar um torneio internacional ao conquistar a Copa Mercosul de 2000, em uma decisão histórica contra o Palmeiras. Romário seria o artilheiro do campeonato com 11 gols, com direito a uma trinca na final contra o Palmeiras.

No Brasileirão o Vasco também foi campeão batendo o São Caetano na Polêmica Final, que aconteceu em três jogos. Romário foi vice artilheiro com 21 gols.

Ao todo naquela temporada ainda defendeu a Seleção Brasileira em duas partidas marcando 7 gols.

Se forem contados apenas gols em partidas oficiais, foram 65 gols em 2000, uma marca invejável por muitos.

Entretanto, somando todos os dados de campeonatos e amistosos, jogos oficiais ou não Romário chegou a marca de 73 jogos com 73 gols.

O que é impressionante foi o fato de o atacante não ser lembrado nem no Top-10 dos melhores do mundo da FIFA na temporada.

Mas a premiação naquele tempo ocorria de forma bem diferente do que é hoje em dia.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.