Crônicas vespertinas: Os erros do Flamengo na escolha do novo treinador

Vamos conferir quais foram Os erros do Flamengo na escolha do novo treinador e como talvez essa busca pudesse ter sido mais assertiva.

Com a escolha de Paulo Sousa, foi o fim do frisson na busca de um novo comandante para o Mais Querido. Mas agora é preciso pontuar os erros do Flamengo na escolha do novo treinador.

publicidade

Afinal Paulo Sousa já chega na equipe com uma cara de “plano B” as pressas e hoje nós vamos comentar um pouco melhor sobre isso.

Os erros do Flamengo na escolha do novo treinador

Aqui não vamos desmerecer Paulos Sousa que é um profissional que está em uma crescente, e no Flamengo pode sim chegar ao ponto alto de sua carreira.

publicidade

Apesar de estar a frente da Seleção da Polônia e sua saída ter causado muita polêmica, é preciso ter em mente que dificilmente ele poderia ter um grande destaque com a mesma, isso porque mesmo que a Seleção pudesse alcançar uma boa colocação na Copa do Mundo o mérito maior com certeza seria para Lewandowski.

Aqui no Flamengo depois de Jorge Jesus os treinadores se tornaram “Pop Star”. No Flamengo é sua primeira oportunidade em uma equipe de ponta, em um campeonato em evidencia por isso a proposta pode ter lhe chamado tanto a atenção.

Mas agora vamos ver algumas “Mancadas do Flamengo” até chegar em Paulo Sousa.

  • Jorge Jesus

É inegável que o Flamengo queria ter de volta JJ em uma espécie de “Deja Vu”, entretanto sabia que o caminho não era fácil.

Jorge estava no Benfica e apesar de não ser querido pela torcida nesta sua segunda passagem trazia resultados satisfatórios como a classificação na Champions League no grupo do Barcelona e resultados razoáveis no campeonato Português.

Com isso o “Glorioso” não iria libera-lo tão facilmente, e talvez sequer fosse libera-lo. Ao perceber que o Flamengo tinha interesse o Clube dificultou a vida do Rubro Negro Carioca lhe impondo a multa rescisória pelo Mister.

Com isso o Flamengo que até tinha o Plano B, mas ia a Europa em busca do Mister foi cada vez mais se afastando de Jorge Jesus e tendo que analisar outras opções.

O ponto em questão é, devido a demissão de JJ e a contratação de Sousa, a impressão que se deu é de que não houve comunicação e o Fla acabou engolindo barriga.

Leia mais: Cruzeiro: o que esperar de Paulo Pezzolano, novo técnico do clube

  • Falta de um Perfil

Alguns comentaristas pontuaram que a falta de um perfil dos erros do Flamengo na escolha do novo treinador. 

Isso porque se pensou em alguém como Jorge Jesus que fizesse o time jogar pra frente. Mas isso só não basta.

A busca por um treinador não pode ser feita unicamente por alguém que seja como outra pessoa, ainda se tratando de Jorge Jesus que não é muito conhecido no Velho Continente.

O Flamengo poderia sim ter ido com mais exigências como alguém que pudesse organizar melhor a sua defesa e fazer o time atacar. Buscar alguém com um repertório mais vasto de estratégias.

Ou até mesmo buscar arriscar alguns grandes nomes como Mourinho (em baixa na Roma) ou até mesmo Andrea Pirlo (Sem Clube).

Talvez não os conseguisse contratar mas iria fazer barulho e fazer com que outros treinadores pudessem surgir como opção.

Mas para isso era preciso ter um perfil que fosse mais do que o estilo de jogo do Jorge Jesus que até hoje é bem desconhecido na Europa.

  • Apenas Portugal

O idioma ainda é uma barreira, afinal até pouco temo Domenec Torrent não conseguia ser entendido pelos jogadores. Mas isso não é um total impedimento para buscar treinadores Italianos, Espanhóis e talvez até Franceses.

O Flamengo poderia ter ampliado seu leque de opções sem ir muito longe e ter muitas outros profissionais a sua disposição.

Entretanto, a Terrinha foi onde o Fla tinha a maior parte das suas escolhas, e para o bem e para o mal foi onde encontrou seu novo treinador.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.