Cruzeiro: o que esperar de Paulo Pezzolano, novo técnico do clube

O Cruzeiro anunciou na noite de ontem (03) o uruguaio Paulo Pezzolano para o comando da equipe em 2022. O quê esperar do técnico?

O Cruzeiro anunciou na noite de ontem (03) o uruguaio Paulo Pezzolano para o comando da equipe em 2022. Porém, o quê o torcedor da raposa pode esperar do treinador, até então desconhecido no futebol brasileiro?

publicidade

Leia também: Paulo Sousa é a melhor ou a pior escolha para o Flamengo em 2022?

Cruzeiro de técnico novo

publicidade

Na noite desta segunda-feira (03), o Cruzeiro anunciou em suas redes sociais o acerto com Paulo Pezzolano ou “Papo”, como também é conhecido.

O uruguaio de apenas 38 anos é treinador desde 2016. Papo iniciou a carreira no Montevideo Torque, clube pelo qual se aposentou como jogador e por lá foi campeão do Campeonato Uruguaio da 2ª divisão. Foram 28 partidas com 16 vitórias, 8 empates e somente 4 derrotas.

Após o sucesso no primeiro trabalho, Pezzolano comandou o Liverpool, também do Uruguai, de 2017 a 2019. Lá, acumulou 31 vitórias, 23 empates e 21 derrotas e chegou a levar o clube às quartas de finais do Campeonato Uruguaio.

Seu último trabalho foi no Pachuca, do México, clube no qual não conseguiu repetir o sucesso dos dois anteriores. Paulo Pezzolano deixou o clube em novembro do ano passado com um aproveitamento de somente 38% dos pontos disputados.

Estilo condizente com o novo projeto

Adepto da escola de Guardiola e Marcelo Bielsa e, consequentemente, do jogo de posição, Pezzolano preza por um jogo de intensidade, pressão pós perda e amplitude com laterais espetados liberando o espaço por dentro para os pontas e meias.

Após o acerto da compra do Cruzeiro, mesmo antes da demissão de Vanderlei Luxemburgo, Ronaldo Fenômeno disse em entrevista ao Flow Podcast que gostaria de ver um treinador que prezasse pela prática de um jogo ofensivo, algo que faz parte da identidade do clube celeste.

“Quero que meu time jogue para frente, seja protagonista, tenha a posse de bola, faça muitos gols, sofra menos (…) que a torcida se divirta”

Pezzolano costuma montar as suas equipes em um 4-3-3, abaixando o volante para entre os zagueiros e utilizando uma saída de 3, ou lavolpiana, como maneira de iniciar a organização ofensiva.

“Gosto de um time muito intenso (…). Eu gosto que o time recupere a bola rapidamente, eu gosto de ter sempre linhas de defesa, meio e ataque muito próximas e na frente. Gosto de ter a bola. Se eu gosto de ter a bola, eu tenho que recuperá-la muito rápido. Depois, gosto muito de um 4-3-3. Por quê? Porque me dá volume de jogo no meio-campo, terá amplitude, terá extremos velozes, laterais muito ofensivos, que ataquem por dentro e por fora. Meia que ataque muito espaço, para frente”. Disse Pezzolano em entrevista ao podcast The pitch invaders.

Imagem da organização ofensiva de Pezzolano

Saída de 3 do Pachuca com os laterais dando amplitude e pontas por dentro

Treinador que adota como modelo de jogo o jogo de posição, Pezzolano tem como ideais a saída de bola pelo chão e marcação em bloco alto o que demanda defensores rápidos e técnicos ao mesmo tempo. Porém, especialmente no Pachuca, o treinador recorreu a um jogo um pouco mais direto, provavelmente, devido às características das peças que tinha no elenco.

No Cruzeiro, contará com zagueiros de alto nível, como Sidnei e Maicon, mas de idade mais avançada – 32 e 33, respectivamente -. Sobretudo, tendo em vista que o clube disputará a Série B do Campeonato Brasileiro.

Provavelmente, Papo terá que adaptar seu estilo ao plantel que terá à disposição, porém as boas ideias, o estilo de jogo condizente com a história do clube e com o que a torcida gosta de ver são fatores que levam a crer que há motivos, sim, para o torcedor da raposa se animar com o novo treinador.

 

Leonardo Campos
Escrito por

Leonardo Campos

25 anos, estudante de Jornalismo na UFF e amante de futebol presente no Guia do Boleiro como redator trazendo as notícias do mundo pra bola direto para quem mais ama o futebol.