Paulo Sousa é a melhor ou a pior escolha para o Flamengo em 2022?
Recentemente Paulo Sousa vem sendo apresentado como novo treinador do Flamengo, mas será que o treinador é a melhor escolha para o Fla.
Paulo Sousa, até o momento, é a escolha para o Flamengo em 2022, mas será que ele realmente foi a melhor opção?
Quando o Rubro Negro partiu para a Europa buscava um treinador de ponta, dentro do orçamento do clube. Mas isso não foi o que aconteceu.
Paulo Sousa o homem Rubro Negro
Sousa chega ao Rubro Negro cercado de dúvidas e bastante desacreditado. Com um tom maior de aposta apesar de seu currículo.
Entretanto, é preciso levar em conta a bagagem do treinador, e suas conquistas, ele não é um novato no mundo da bola e pode estar em seu auge na sua carreira, seu melhor momento.
Até então Paulo apenas teve a oportunidade de comandar equipes emergentes do Futebol com orçamentos limitados, e com Flamengo pode ter sua maior oportunidade.
É inegável que a equipe hoje é vista e reconhecida mundialmente por tudo que conquistou e tudo o que ainda pode conquistar, isso pode ter chamado a atenção de Paulo.
Leia mais: Lewandowski não fica satisfeito com a Saída de Paulo Sousa
Apesar da Seleção da Polônia ter uma chance de ir para a Copa do Mundo tem uma chance de não ir, e talvez o Flamengo não apareça duas vezes para ele, por isso a opção do treinador de deixar sua equipe.
Mas vamos ver alguns pontos positivos do treinador que acabaram senso deixados de lado.
O Lado bom de Paulo Sousa
- Bagagem com diversas culturas
O treinador já passou pela Inglaterra, Hungria, Israel, Suíça, Itália, China, França e Polônia. Nunca esteve preso em uma equipe mas desde 2011, vem fazendo bons trabalhos.
Essa rodagem o fez ver o futebol de muitos lugares, e muitas formas de jogar, embora possa ser criticado, ninguém conhece o mundo inteiro sem ser influenciado.
O treinador neste quesito tem um ponto a seu favor, ele conhece muitas realidades e viu diversas formas de se jogar.
Diferentemente de Renato e Gallardo (outro candidato a vaga de treinador do Rubro Negro), ambos estavam há muito tempo em uma mesma equipe, em uma mesma realidade, e isso pode ser muito prejudicial quando se trata do Flamengo.
O Flamengo não é para iniciantes nem para despreparados.
- Está em seu melhor momento
Se analisarmos após o ano de 2011 quando assumiu e foi vice campeão com o Videoton FC da Hungria, foi Campeão do Israel com o Maccabi, Campeão Suíço com o Basel, fez boas campanhas com a Fiorentina.
Poderia ter conseguido mais na carreira, mas ainda sim chegou a Seleção da Polônia, o que talvez tenha sido seu ponto alto.
O treinador tem sua primeira oportunidade em um clube com um orçamento alto, até então sua maior contratação foi o atacante Francês Anthony Modeste que custava em torno de 5 milhões de Euros.
Com o Rubro Negro Carioca o treinador terá Fundos e poderá ter a chance de treinar uma equipe de ponta.
O lado ruim
- É uma aposta
Não há como negar que o treinador não tem nenhuma equipe que possa ser um grande trabalho ou fez algo que seja de encher os olhos.
Talvez suas maiores equipes sejam o Basel e Fiorentina, as outras equipes se tratam de equipes locais, na Premier League por exemplo o treinador foi um figurante seja com o Rangers ou Leicester.
Por isso, este fato pode ser uma desvantagem, pois o Flamengo ia em busca de um grande nome e volta com uma aposta.
- Não faz milagre
Muitas vezes o Rubro Negro vai em busca de um milagreiro, alguém para resolver todos os seus problemas e todas as situações.
O treinador não tem essa característica e parece que vem para trabalhar com muito, ou seja ele precisa de recursos e tempo para desenvolver o trabalho.
Talvez não seja algo bate e pronto.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.