Paquetá vem se destacando pela 2ª temporada seguida no Campeonato Francês. Números do brasileiro são animadores.
Após um início na Europa em que não rendeu o que se esperava no Milan, a mudança de Lucas Paquetá para a Ligue 1 e a maturidade adquirida no Lyon nas últimas duas temporadas, elevou o meia brasileiro a status de titular da Seleção e presença praticamente confirmada na Copa do Mundo do Catar em 2022.
Em sua 2ª temporada no clube francês, o camisa 10 vem se destacando em algumas estatísticas.
Com 21 partidas disputadas na temporada entre Ligue 1 e Europa League, Paquetá anotou 7 gols e distribuiu 4 assistências. Além disso, o brasileiro faturou o troféu de melhor jogador do Campeonato Francês no mês de outubro
Dentre os jogadores do Lyon na Ligue 1, o meia tem números de destaque de acordo com o site Sofascore:
1º em gols (6)
1º em assistências (3)
1º em chutes certos (21)
1º em dribles certos (39)
1º em desarmes (33)
1º em duelos ganhos (126)
2º em Nota SofaScore (7.17)
3º em passes decisivos (20)
Leia também: PSG: Pochettino vs Neymar, Messi e Mbappé, quem é o problema?
Meia-atacante desde os tempos de categoria de base do Flamengo, Paquetá subiu ao profissional ocupando essa faixa do campo. Porém, com o então treinador rubro-negro Maurício Barbieri, passou a atuar mais recuado, quase como um segundo volante, aproveitando sua força e capacidade de infiltração nos espaços e se destacou nessa função.
Já na Europa e na Seleção Brasileira, não conseguiu render o esperado, pois, por características, não dava a fluência necessária ao jogo atuando nessa faixa de campo.
No Lyon, principalmente após a chegada do treinador holandês Peter Bosz, Paquetá passou a atuar mais adiantado, inclusive jogando como o jogador mais adiantado da equipe em algumas oportunidades, como no empate contra o Bordeaux no último domingo (05).
A companhia de Thiago Mendes e, sobretudo, Bruno Guimarães também são fator determinante para que Lucas Paquetá possa ter mais liberdade em campo. Veja o mapa de calor da temporada 21/22 abaixo:
No esquema 3-4-3 de Peter Bosz, Paquetá atua por vezes como meia-atacante pela direita, como atacante centralizado ou, em situações de jogo ainda faz a função de meia central, mas com muito menos frequência que outrora.
A mudança de função em campo também é vista na Seleção, principalmente após a consolidação de Fred na posição de segundo volante. Hoje, titular absoluto, Paquetá atua mais adiantado e com liberdade por dentro, buscando associações com Neymar.
O Lyon volta a campo na próxima quinta-feira (09), provavelmente com o brasileiro em campo, contra o Rangers no Parc Olympique.
Port publicado em dezembro 7, 2021
O futebol brasileiro é um dos mais apaixonantes e disputados do mundo, oferecendo diversas opções… Leia Mais
No mundo das apostas e palpites esportivos, a busca por informações precisas e detalhadas pode… Leia Mais
Você sabe quem são os jogadores com mais Bolas de Ouro? O prêmio, criado pela… Leia Mais
Se existe um serviço recomendado para quem deseja editar vídeos de lances de futebol, mas… Leia Mais
Apostar no futebol é mais do que apenas um passatempo; é uma mistura de conhecimento,… Leia Mais
Apostar em partidas de futebol pode ser emocionante, mas enfrentar perdas é uma realidade inevitável… Leia Mais