Opinião: Arsenal pode voltar ao Top-4 com Mikel Arteta?

Mikel Arteta sentado no banco do Arsenal antes de partida
Boa sequência coloca o Arsenal na 5º colocação da Premier League. (Foto: Divulgação/ Arsenal)
publicidade

Após início de temporada tenebroso, quando o Arsenal chegou a ocupar a 20º colocação da Premier League, Mikel Arteta conseguiu recuperação rápida que coloca o clube na 5º colocação. Os gooners chegaram a perder para Brentford, Chelsea e Manchester City sem marcar nenhum gol e sofrendo nove nas primeiras três rodadas.

Alto investimento em Arteta

Mesmo com começo de temporada ruim, o clube decidiu manter Arteta no comando e, por enquanto, o treinador tem justificado a decisão. Na janela de transferências do verão europeu, o Arsenal foi o quem mais gastou em contratações. Foram 134 milhões de Euros(830 milhões de Reais) investidos no elenco principal, com destaques para Ben White que custou 58 milhões de Euros (359 milhões de reais) e Martin Ødegaard que saiu do Real Madrid por 35 milhões de euros (216 milhões de Reais).

publicidade

Mais de dois meses depois de derrota para o Manchester 5-0, o Arsenal vem em sequência invicta para enfrentar o Liverpool no próximo sábado (20). São seis vitórias e dois empates nos últimos oito jogos, incluindo vitória em dérbi contra o Tottenham por 3-1. Ainda assim, a sequência de vitórias, apesar de subir os Gonners na tabela, não responde à pergunta se Mikel Arteta pode levar o Arsenal de volta para o Top-4 da Premier League e Champions League pela primeira vez após seis temporadas.

Problemas com Arteta

Sem dúvidas que a boa sequência que o Arsenal vive coloca o clube em posição melhor que estava na temporada passada, quando terminou na 8º posição. Agora, o os londrinos se encontram na em 5º colocação, apenas três pontos atrás do Manchester City e West Ham. A diferença para o Liverpool, que enfrenta na próxima rodada, é de apenas dois pontos. Caso os Gooners vençam em Anfield, uma tarefa bastante complicada, passaria os Reds na classificação da Premier League.

publicidade

Com Arteta no comando, entretanto, os Gooners ainda não acharam futebol que justifique aumento de confiança no treinador. A equipe ainda não cria tantas chances por partida e marca poucos gols, além de encontrar inconsistências dentro das partidas. Após 11 rodadas, o Arsenal marcou apenas 13 gols na competição e só fez dois ou mais gols em quatro partidas da Premier League. Tudo isso, por outro lado, pode ser justificado para a estratégia que Edu Gaspar e Arteta adotaram durante a janela de transferências, priorizando contratar jogadores com menos de 23 anos.

Mikel Arteta sentado no banco do Arsenal antes de partida
Boa sequência de Arteta coloca o Arsenal na 5º colocação da Premier League. (Foto: Divulgação/ Arsenal)
publicidade

Pensando a longo prazo

A estratégia adotada pelo Arsenal durante a última janela de transferências pode ser um dos motivos para o clube ter dado mais tempo para Mikel Arteta. Os Gooners compraram Ben White (23 anos), Martin Ødegaard (22 anos), Aaron Ramsdale (23 anos), Takehiro Tomiyasu (22 anos), Sambi Lokonga (21 anos) e Nuno Tavares (21 anos). Buscando jogadores jovens para renovação do elenco que estava em decadência era mais que necessário, porém, pode vir com suas consequências.

O Arsenal é o clube com média de idade mais baixa da Premier League até aqui, com média de 24.1 anos de idade nas escalações da equipe. O clube que vem atrás dos Gooners é o Southampton, com 25.1 anos de idade. E é por ai que pode custar pontos ao Arsenal. Usar tantos jovens pode ser uma faca de dois gumes, em algumas situações, jogadores mais jovens podem se esforçar mais, porém, ainda precisam de experiência e podem encontrar inconsistências dentro dos jogos.

publicidade

Em empate contra o Crystal Palace jogando em casa por 2-2, o Arsenal marcou logo aos 8′ minutos do primeiro tempo, mas acabou concedendo muito espaço e foi dominado pelo Crystal Palace até o gol de empate que saiu aos 5′ da segunda etapa. Mikel Arteta falou após o jogo que a equipe ‘recuou muito’ e entregou o controle do jogo para o time adversário. Coisas como essa acontecem em times jovens que ainda não aprenderam a controlar a temperatura e velocidade das partidas.

Arsenal melhor com Arteta

Apesar de todos pontos negativos que podem existir com Arteta no comando do Arsenal, esta é a melhor situação que o Arsenal se encontra desde a saída de Arsène Wenger. Com Unai Emery, os Gooners chegou em uma final de Europa Leaugue e terminou em 5º colocado na Premier League, mas Mikel Arteta, de uma forma ou de outra, tem unido a torcida que ficou partida com a saída de Wenger. Contar com jogadores como Emile Smith-Rowe, Bukayo Saka e Aaron Ramsdale jogando pela seleção da Inglaterra ajudam.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Se Arteta vai conseguir ou não levar o Arsenal de volta para os anos de glória é uma resposta que ainda precisa de tempo para ser respondida. Porém, caso saísse do cargo num futuro próximo, pode se dizer que colocou o clube em uma posição melhor que estava quando ele se tornou treinador do Arsenal em dezembro de 2019.

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Igor Alcoforado Fonsêca- Editor e Redator para o Guia do Boleiro
Igor Fonseca25 anos; Jornalista; Viciado em futebol e games; Passei por Torcedorescom e Vavel Brasil.
Veja mais ›
Fechar