Enquanto ex-jogadores como Steven Gerrard, Mikel Arteta, Frank Lampard e Solskjaer comandam times na Premier League, Vincent Kompany escolheu ir para a Bélgica após sua aposentadoria. Em carreira de sucesso no Manchester City, Kompany conquistou 12 títulos em seus 11 anos com os Citzens.
Durante seus anos no City, Kompany jogou com Yaya Touré, que também teve passagem bem sucedida no clube. Touré foi contratado pelo time de Manchester em 2010 saindo do Barcelona e se despediu da Inglaterra em 2018.
Um ano depois da saída de Yaya Touré, Kompany decidiu voltar para a Bélgica para atuar como jogador treinador, mas acabou se aposentando de fato um ano depois e assumiu o comando efetivo do RSC Anderlecht. O ex-zagueiro explicou como viu Sambi Lokonga, jovem belga do Arsenal, jogar pela primeira vez.
“Quando eu ainda jogava no Manchester City eu cheguei a um ponto onde estava pensando sobre meu futuro. Treinar um clube? Continuar jogando? Renovar com o city? Eu estava assistindo futebol em diversos países. E eu vi Sambi jogar suas primeiras partidas até que ele machucou o joelho”, contou Kompany.
Naquela época, o atual treinador de Sambi Lokonga, Mikel Arteta, era assistente de treinador do Manchester City e Kompany fala sobre conversa dos dois e comparação com Touré.
“A primeira coisa que fiz quando vi Sambi foi ir falar para Mikel Arteta e disse ‘Você tem que assistir esse cara, ele é o novo Yaya Touré’. Depois disso, ele sofreu lesão grave no joelho e eu acabei indo para o Anderletch e comecei a trabalhar com Sambi”, acrescentou.
Lokonga chegou ao Arsenal em julho de 2021, quase dois anos depois com Mikel Arteta no comando dos Gooners. O meia saiu do Anderlecht por 17 milhões de euros (105 milhões de reais) e já disputou 10 partidas com equipe do norte de Londres. De acordo com Kompany, ele ainda acredita nas comparações.
Leia mais: Opinião: Arsenal pode voltar ao Top-4 com Mikel Arteta?
“Não acho que falando isso vai ajudar ele de alguma forma, mas eu ainda acredito na mesma coisa agora. O que gosto dele e algo que é raro no futebol e o que Yaya tinha, é que ele sempre quer a bola independentemente de qualquer coisa. Ele nunca vai se esconder da responsabilidade dele”, afirmou.
Apesar das comparações, Kompany fala sobre conversas que teve com Lokonga sobre áreas que ele tem que melhorar.
“Ele tem coisas para melhorar ainda. Se ele se lembra de conversas que tive com ele, saberá exatamente o que ele ainda tem que trabalhar para melhorar”, disse.
O seu ex-treinador não parou os elogios por ai e contou o que faz de Sambi Lokonga especial.
“No futebol você precisa de jogadores que não tenham medo de ter a bola quando as coisas não estão bem. E você precisa dar a bola para jogadores que vejam o próximo passe, assumir responsabilidade e acelerar o jogo quando está lento. Para mim, é isso que faz dele especial”, elogiou.
Port publicado em novembro 16, 2021
O futebol brasileiro é um dos mais apaixonantes e disputados do mundo, oferecendo diversas opções… Leia Mais
No mundo das apostas e palpites esportivos, a busca por informações precisas e detalhadas pode… Leia Mais
Você sabe quem são os jogadores com mais Bolas de Ouro? O prêmio, criado pela… Leia Mais
Se existe um serviço recomendado para quem deseja editar vídeos de lances de futebol, mas… Leia Mais
Apostar no futebol é mais do que apenas um passatempo; é uma mistura de conhecimento,… Leia Mais
Apostar em partidas de futebol pode ser emocionante, mas enfrentar perdas é uma realidade inevitável… Leia Mais