Kompany faz elogios ao ‘novo Yaya-Toure’

Kompany abraça Yaya Touré em despedida do Manchester City
Kompany jogou junto de Yaya Touré no Manchester City. (Foto: Divulgação/ Manchester City )
publicidade

Enquanto ex-jogadores como Steven Gerrard, Mikel Arteta, Frank Lampard e Solskjaer comandam times na Premier League, Vincent Kompany escolheu ir para a Bélgica após sua aposentadoria. Em carreira de sucesso no Manchester City, Kompany conquistou 12 títulos em seus 11 anos com os Citzens.

História de Kompany 

Durante seus anos no City, Kompany jogou com Yaya Touré, que também teve passagem bem sucedida no clube. Touré foi contratado pelo time de Manchester em 2010 saindo do Barcelona e se despediu da Inglaterra em 2018.

publicidade

Um ano depois da saída de Yaya Touré, Kompany decidiu voltar para a Bélgica para atuar como jogador treinador, mas acabou se aposentando de fato um ano depois e assumiu o comando efetivo do RSC Anderlecht. O ex-zagueiro explicou como viu Sambi Lokonga, jovem belga do Arsenal, jogar pela primeira vez.

“Quando eu ainda jogava no Manchester City eu cheguei a um ponto onde estava pensando sobre meu futuro. Treinar um clube? Continuar jogando? Renovar com o city? Eu estava assistindo futebol em diversos países. E eu vi Sambi jogar suas primeiras partidas até que ele machucou o joelho”, contou Kompany.

publicidade

Naquela época, o atual treinador de Sambi Lokonga, Mikel Arteta, era assistente de treinador do Manchester City e Kompany fala sobre conversa dos dois e comparação com Touré.

“A primeira coisa que fiz quando vi Sambi foi ir falar para Mikel Arteta e disse ‘Você tem que assistir esse cara, ele é o novo Yaya Touré’. Depois disso, ele sofreu lesão grave no joelho e eu acabei indo para o Anderletch e comecei a trabalhar com Sambi”, acrescentou.

publicidade

Lokonga chegou ao Arsenal em julho de 2021, quase dois anos depois com Mikel Arteta no comando dos Gooners. O meia saiu do Anderlecht por 17 milhões de euros (105 milhões de reais) e já disputou 10 partidas com equipe do norte de Londres. De acordo com Kompany, ele ainda acredita nas comparações.

Leia mais: Opinião: Arsenal pode voltar ao Top-4 com Mikel Arteta?

publicidade
Sambi Lokonga posa com sorriso e camisa do Arsenal para foto
Lokonga tem apenas 21 anos, mas já chegou ao Arsenal e disputou 10 partidas. (Foto: Divulgação/Arsenal)

“Não acho que falando isso vai ajudar ele de alguma forma, mas eu ainda acredito na mesma coisa agora. O que gosto dele e algo que é raro no futebol e o que Yaya tinha, é que ele sempre quer a bola independentemente de qualquer coisa. Ele nunca vai se esconder da responsabilidade dele”, afirmou.

publicidade

Apesar das comparações, Kompany fala sobre conversas que teve com Lokonga sobre áreas que ele tem que melhorar.

“Ele tem coisas para melhorar ainda. Se ele se lembra de conversas que tive com ele, saberá exatamente o que ele ainda tem que trabalhar para melhorar”, disse.

publicidade

O seu ex-treinador não parou os elogios por ai e contou o que faz de Sambi Lokonga especial.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

“No futebol você precisa de jogadores que não tenham medo de ter a bola quando as coisas não estão bem. E você precisa dar a bola para jogadores que vejam o próximo passe, assumir responsabilidade e acelerar o jogo quando está lento. Para mim, é isso que faz dele especial”, elogiou.

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

 

Igor Alcoforado Fonsêca- Editor e Redator para o Guia do Boleiro
Igor Fonseca25 anos; Jornalista; Viciado em futebol e games; Passei por Torcedorescom e Vavel Brasil.
Veja mais ›
Fechar