Retorno de Xavi ao Barcelona: Tudo que você precisa saber

Xavi levanta taça da Champions League com o Barcelona
Xavi pode retornar ao clube pela primeira vez após sua aposentadoria. (Foto:Divulgação/Twitter)
publicidade

Em Julho de 2015, Xavi Hernandez se despediu do Barcelona pela primeira vez em sua carreira como jogador.  Ele jogou no clube desde 1998 após passar pelas categorias de base de La Masia e o Barcelona ‘B’, antes de chegar ao time principal.  Durante seus anos no Barcelona, Xavi disputou 767 partidas, marcando 85 gols e dando 185 assistências. Ele teve muitos anos de sucesso no Barça, conquistando 31 títulos. Entre estes, oito troféus da La Ligas, quatro títulos da Champions League e dois do Mundial de Clubes.

Para jornais espanhóis, após a saída de Koeman, Xavi sempre foi favorito para assumir o cargo. Agora o treinador já aceitou termos oferecidos pelo Barcelona, mas ainda tem que resolver sua situação com Al-Sadd para terminação do contrato. Segundo informações, ele tem uma cláusula de 1 milhão de euros (6 milhões de Reais) e o Barça já quer que ele comande a equipe para jogo diante do Dínamo de Kiev pela Champions League na próxima terça-feira(02).

publicidade

Xavi no Al-Sadd

Após sua passagem de 17 anos na time principal e quase 25 dentro do clube , Xavi se despediu do Barcelona rumo ao Catar, para jogar no Al-Sadd. Em 2016, após passar um ano na Ásia, ele revelou falou sobre como enxergava de uma forma diferente o clube.

“Eu tive sorte de ver o Barça de uma forma diferente. Após 17 anos jogando no time principal e quase 25 anos no clube, eu descobri como é ser torcedor e devo dizer que gostei bastante, mas também sofri muito mais no sofá que jogando. Eu fico muito nervoso como se estivesse em campo”, revelou Xavi.

publicidade

No clube do Catar, Xavi ainda jogou 98 partidas, marcou 24 gols e deu 28 assistências entre 2015 e 2019, onde conquistou dois títulos, Campeão do Catar e da Copa do Catar. Em 2019, Xavi se aposentou para virar treinador do Al-Sadd.  Até aqui, Xavi esteve no comando da equipe por 850 dias, jogando 89 partidas, vencendo 61, empatando 12 e perdendo 16 vezes. Em poucos anos como treinador, ele já conquistou 7 títulos e tem tido sucesso.

Em Março de 2020, o treinador concedeu entrevista a um meio de comunicação espanhol, La Vanguardia, onde afirmou estar pronto para trabalho no Barcelona.

publicidade

“Tenho certeza que quero voltar ao Barcelona, estou muito animado. Agora que me vi treinando, sei que posso trazer coisas para os jogadores. Mas eu deixei claro para eles que eu me vejo um projeto que comece do zero, onde as decisões serão tomadas por mim”, afirmou Xavi.

O treinador também se pronunciou sobre as especulações sobre seu retorno ao Barcelona.

publicidade

“Estou focado no trabalho com Al-Sadd e não posso falar sobre outras coisas”, disse.

Leia mais: Xavi é o favorito para assumir o comando do Barcelona; Saiba mais

publicidade

Leia mais: Quando foi a última vez que o Barcelona ficou fora do Top-4 da La Liga?

Estilo de jogo de Xavi

Muitas das críticas feitas a Ronald Koeman eram sobre a forma e estilo de jogo do Barcelona sob o comando do holandês. Como treinador do Al-Sadd, Xavi é muito elogiado pelo estilo de jogo da equipe. Sempre com futebol ofensivo e time que gosta de sair com a bola jogando desde a defesa, no estilo do futebol moderno.

publicidade

Segundo informações do jornalista espanhol, Gerard Romero, Xavi gosta muito de Sterling e Kounde para seu projeto com o Barcelona. Também quer renovar contrato com Dembélé e deseja colocar o Barça para jogar no 4-3-3.

Nesta temporada com o Al-Sadd, ele usou algumas variações de formação com 3 zagueiros em os sete jogos até aqui. Em temporadas anteriores, Xavi tinha preferência por usar uma das variações de 4-3-3 ou 4-2-3-1.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

 

Assista a alguns gols marcados pelo Al-Sadd sob comando de Xavi:

 

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Igor Alcoforado Fonsêca- Editor e Redator para o Guia do Boleiro
Igor Fonseca25 anos; Jornalista; Viciado em futebol e games; Passei por Torcedorescom e Vavel Brasil.
Veja mais ›
Fechar