Garrincha: Algumas curiosidades e fatos

A história de Garrincha é repleta de Curiosidades, e hoje nós vamos relembrar algumas que para muitas podem ser novidades.

A história de Garrincha é repleta de Curiosidades, e hoje nós vamos relembrar algumas que para muitas podem ser novidades.

publicidade

Nesta quinta-feira (28) Garrincha se estivesse vivo completaria 88 anos, e o dia foi repleto de homenagem ao anjo das pernas tortas. Mas nem só de glorias viveu nosso eterno Mané e hoje nós vamos saber um pouco mais afundo da história.

Icônico e lendário, Garrincha foi um dos primeiros de uma leva de jogadores folclóricos que chamavam a atenção por conta de seu estilo de vida. Uma vida intensa e muito desregrada que levou o jogador a nos deixar aos 49 anos em 1983.

publicidade

Por isso vamos ver alguns fatos Curiosidades e lendas a respeito de Mané Garrincha.

Os casos, lendas e histórias de garrincha

Garrincha com a camisa da Seleção Brasileira

Garrincha com a camisa da Seleção Brasileira (Reprodução)

1- Contrato em Branco e analfabetismo

No filme “A Estrela Solitária” de 2003, baseada na biografia escrita por Ruy Castro, o filme deixa a entender que o Mané seria analfabeto. Não sendo 100% pois sabia assinar seu nome, portanto analfabeto funcional.

O Filme também comenta sobre uma prática comum até meados do século XX que era a assinatura de contrato em Branco. Ou seja contratos que depois eram preenchidos e fáceis de serem burlados.

2- Não foi jogador apenas do Botafogo:

Garrincha atuou pelo Botafogo por 12 anos de 1953 á 1965, atuando em 614 partidas, marcando 245 gols. Entretanto ao contrário do que muita gente pensa o Anjo das Pernas Tortas teve passagens por outros clubes como Corinthians, Flamengo e encerrou sua carreira no Olária.

Vale também destacar que Garrincha teve passagens relâmpago por Atlético Nacional, Novo Hamburgo e  Rio Grandense. Todos esses clubes com apenas uma partida disputada.

3- Títulos com o Botafogo

Apesar de uma passagem longa pelo Botafogo, Garrincha foi apenas Tricampeão Carioca e Bicampeão do Torneio Rio-São Paulo. Com destaque também para o Tricampeonato do Torneio de Inicio, que era disputado antes dos Estaduais.

No tempo de Garrincha era mais comum os clubes excursionarem pela Europa realizando amistosos com equipes locais ou torneios. O Calendário Brasileiro nos anos 50 principalmente não eram tão repletos.

Leia Mais: Alguns camisa 7 mais marcantes da história do Futebol

4 – Lesões

Os dribles desconcertantes fizeram com que o Mané fosse caçado em campo e muitas vezes parado com faltas. E isso tudo afetou ainda mais sua condição física que já não era das melhores, com isso Garrincha sofreu com lesões no Fim de sua carreira.

Talvez o Episódio mais conhecido tenha sido a Copa do Mundo de 1966, onde o Ponta disputou quase toda a competição sem ter a mínima condição de jogo. E saiu daquela Copa com sua situação ainda mais agravada.

5 – Filhos e mais filhos

Por último Garrincha é conhecido por ser um dos maiores mulherengos da história do Futebol apesar de ter sido casado apenas 2 vezes com Nair Marques e Elza Soares. Ao todo Garrincha algumas fontes afirmam que o jogador tenha ao todo 14 filhos, tendo 3 já falecidos.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.