O que é o Troféu Osmar Santos oferecido a melhor equipe do 1º turno?

Vamos ver qual é a origem do Troféu Osmar Santos e João Saldanha, que premia as melhores equipes do primeiro e segundo turno do Brasileirão.

O Campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro é premiado com o Troféu Osmar Santos.

publicidade

Desde 2004 o Troféu Osmar Santos oferecido pelo jornal Lance! premia o campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Este troféu é uma premiação simbólica para melhor campanha da primeira metade do campeonato. Muitas equipes já foram premiadas com o troféu entre campeãs ou não.

Além do Troféu Osmar Santos, no segundo turno é oferecido o Troféu João Saldanha para a melhor campanha do segundo turno do Brasileirão. Após a virada do turno a pontuação das equipes são zeradas e aí começa a valer a contagem para a premiação do Troféu João Saldanha.

publicidade

Entretanto, é importante não confundirem os campeões dos troféus com os campeões brasileiros. Embora os vencedores, na maioria das vezes tenham se sagrado campeões de um dos dois turnos. Em alguns casos o campeão não teve a melhor campanha em um dos dois turnos, como o caso do Flamengo em 2009 ou o Fluminense em 2012.

O que é o Troféu Osmar Santos oferecido a melhor equipe do 1º turno?

O que é o Troféu Osmar Santos oferecido a melhor equipe do 1º turno? (Reprodução)

Um pouco mais sobre o Troféu Osmar Santos e João Saldanha

Tanto o Troféu Osmar Santos quanto João Saldanha foram desenvolvidos pelo artista plástico Léo Santana, que também tem em seu currículo a estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana e o Monumental Ary em homenagem a Ary Barroso no Leme.

Osmar Santos é um radialista e locutor com passagens por Rede Globo, Manchete e Record. Também teve passagens marcantes por rádios como Jovem Pan, Record e principalmente Rádio Globo. Osmar desde 1994 não atua mais como locutor, devido a um acidente sofrido no mesmo ano. Atualmente se dedica apenas a pintura, além da homenagem do jornal Lance!, o centro de imprensa do Allianz Parque também recebe seu nome.

Leia mais: Vasco anuncia Fernando Diniz como novo treinador

João Saldanha foi futebolista, treinador e jornalista. No Futebol Saldanha foi treinador da Seleção Brasileira durante a campanha das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, sendo um demitido as vésperas da Copa de 1970. No jornalismo foi um dos precursores da crônica esportiva. Saldanha faleceu em 12 de julho de 1990 aos 73 anos.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.