A Copa do Brasil é um ótimo investimento para todos os clubes

A Copa do Brasil pode ser um bom negócio para clubes de todas as classes e investimentos. Desde clubes menores aos gigantes.

A Copa do Brasil pode ser um bom negócio para clubes de todas as classes e investimentos

publicidade

O Campeonato brasileiro não é a competição mais fácil de ser conquistada. Atualmente com 20 clubes e 38 rodadas o Brasileiro é um campeonato que exige muito investimento dos clubes e entrega dos jogadores. Por essa razão muitas vezes alguns clubes tendem a priorizar outras competições como Copa do Brasil.

Durante uma copa uma determinada equipe sem muito investimento pode conseguir crescer e evoluir durante a competição e se sagrar campeã. Com apenas o jogo de ida e volta ou mesmo jogo único é possível competir para ter um resultado desejado. Além do fato de alguns clubes contarem com os critérios como Gol fora de casa.

publicidade

Podemos ter como exemplos maiores de Campeões da Copa do Brasil  emergentes como: o Criciúma em 1991, Juventude 1999, Santo André em 2004, Sport em 2008. Entre os clubes com maior poder financeiro que talvez não teriam poder financeiro para ser campeão brasileiro temos: Flamengo em 2006, Fluminense em 2007, Corinthians em 2009.

Além destes casos existem mais três casos específicos que valem a pena serem comentados na copa do Brasil. Três clubes que talvez possam explicar a razão do investimento na Copa do Brasil ser mais rentável.

A Copa do Brasil e os clubes intermediários

Quando falamos em Clubes medianos, estamos falando até mesmo de times grandes sem muito aporte financeiro. Talvez eles consigam até fazer boas campanhas no brasileiro, mas na boa parte das vezes eles não conseguem resistir ao nível de exigência que o Brasileiro requer.

Esses três casos mostram bem o que nós estamos falando, em três anos consecutivos, tivemos três times com situações bastantes peculiares. Vasco, Palmeiras e Flamengo expõem um pouco do que estamos falando ao longo deste artigo.

O Vasco em 2011 assim como o Corinthians em 2009 gozava de um bom momento pós volta a elite. Após perder um Campeonato Carioca bem estranho, o Cruzmaltino apostou no Brasileiro e na Copa do Brasil. Entretanto, no Brasileiro o time apesar de uma boa campanha terminando na segunda colocação por muitas vezes empatou ou perdeu em momentos em que não podia.

Ao todo o melhor momento do Vasco no Campeonato foi entre a 9ª e a 20ª rodada onde em onze jogos ficou 6 consecutivos sem perder, teve 7 vitórias, 3 empates e uma derrota. Entretanto o seu rival Corinthians conseguiu iniciar o Campeonato com dez jogos sem perder com 9 vitórias e um empate, e finalizou com cinco jogos sem perder, 4 vitórias e um empate. Ao todo o Timão teve 21 vitórias no Campeonato.

O Vasco apesar do vice no Brasileiro conseguiu conquistar a Copa do Brasil. Com uma campanha com 5 vitórias, 5 empates e uma derrota, além da Classificação nas quartas de final e o título graças ao gol fora de casa. O que mostra o quanto a Copa do Brasil não deixa de ser um torneio para quem souber disputar.

O Vasco contava naquele momento com seu melhor elenco, entretanto haviam limitações. Aquele era um time limitado que teve uma campanha que foi crescendo com o tempo.

Palmeiras e Flamengo

No caso do Palmeiras não deixa de ser igual ao Vasco, mas muito diferente. O Verdão brigava para não cair no Brasileiro, na altura em que foi campeão da Copa do Brasil que terminava no primeiro semestre já estava na zona de rebaixamento.

Naquela edição muitos apontavam até mesmo o Coritiba como favorito a faturar a competição. Mas o Palmeiras sob o comando de Felipão que crescia cada vez mais ao longo do campeonato foi quem levou a melhor.

Tal qual o Flamengo em 2013, até hoje muitos enxergam o título da Copa do Brasil de 2013 como acidental na história do Flamengo. O Flamengo contava com um elenco bastante limitado, de jogadores conhecidos pela entrega em Campo. Mas o Flamengo conseguiu crescer na competição principalmente em duas partidas específicas.

Nas oitavas de final contra o atual líder do campeonato Cruzeiro no jogo de volta após ter perdido por 2 a 1 na ida a vitória por 1 a 0 com o gol de Elias e a vitória por 4 a 0 no jogo de volta para o Botafogo. Fizeram o Rubro Negro Crescer na competição e ganhar força até a final.

O que só mostra o quanto o investimento na Copa do Brasil pode ser válido. Muitas vezes se segurar por 38 rodadas pode ser muito complicado, mas vencer ou garantir resultados em 8 ou 12 jogos pode ser um bom negócio.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.