Futebol

Sampdoria: Vamos relembrar os anos de ouro e as conquistas

Nesta quinta-feira a Sampdoria completa 74 anos, vamos relembrar um pouco dos anos de ouro de La Samp

Durante os anos 80 o Campeonato Italiano esteve bastante em evidência seja em conquistas no cenário europeu ou com relação aos craques presentes nos clubes. Basta pensar que na primeira metade tivemos Platini na Juventus, Zico na Udinesse e Maradona na Sampdoria. Nos anos 90 foi a vez de Van Basten no Milan e Lothans Matthaus na Inter.

Isso nos mostra o quanto os olhos do mundo estavam voltados para a Itália e no meio de tantos figurões, surge a pacata Sampdoria que chamou a atenção ao ser campeã na temporada de 1990-91 e vice da Liga dos Campeões 1991-1992. Vamos relembrar um pouco das glorias da era de ouro da Samp.

Sampdoria: Vamos relembrar os anos de ouro e as conquistas (Reprodução-Twitter)

Sampdoria na virada dos anos 80 para os anos 90.

Tudo começa na temporada de 1988-89 quando a equipe faturou pela segunda vez seguida a Copa da Itália enfrentando o Napoli de Maradona. No Cálcio o máximo conquistado pela Samp foi um quarto lugar em 1988, e nada mais do que isso, por isso não se esperava muito da equipe na temporada de 1990-1991.

A Sampdoria foi campeã com cinco pontos de vantagem sob a vice Internazionalle; Além de ter dado o artilheiro do Campeonato Gianluca Vialli com 19 gols.

Com 20 vitórias, 11 empates e 3 derrotas essa foi uma das campanhas mais impressionantes, por todos os aspectos, seja pelo campeão inédito, seja pelo time de certa forma modesto, mas mesmo assim com figuras importantes como o artilheiro citado, o goleiro da seleção italiana Pagliuca, Roberto Mancini e Toninho Cerezo. E nesta temporada a Samp ainda contou com uma impressionante sequência de 18 jogos sem perder.

Leia mais: Com expulsão polêmica, Atlético Mineiro vence Palmeiras

Com essa marca impressionante a Sampdoria foi para a Liga dos Campeões 1991-1992. Com um formato bem diferente do atual, a Samp avançou até a final onde enfrentou uma forte equipe do Barcelona, perdendo apenas na prorrogação com o Gol de Koeman. Mesmo com a derrota essa até hoje segue sendo a maior e melhor campanha até hoje da Sampdoria em uma competição europeia.

Ainda teve uma sobrevida na primeira parte dos anos 90 sendo campeã da Copa da Itália pela quarta e última vez na temporada 1993-1994. Conseguiu trazer grandes craques como Verón, Ortega e Seedorf, mas mesmo assim no final da década em 1999 foi rebaixada e ficou na segunda divisão até 2002.

Hoje em dia segue na série A, apenas como um mero coadjuvante, seu último melhor resultado foi um quarto lugar na temporada 2009-2010.

Port publicado em agosto 12, 2021

Posts Recentes

  • Corinthians

Memphis Depay volta a treinar no Corinthians após três jogos fora e pode reforçar o time no clássico contra o São Paulo

Memphis Depay volta a treinar no Corinthians após três jogos fora e pode reforçar o… Leia Mais

4 horas atrás
  • Fórmula 1

Kimi Antonelli encerra jejum de 73 anos da Itália na Fórmula 1 e supera recorde de Vettel ao conquistar título aos 20 anos

Kimi Antonelli é campeão da Fórmula 1 aos 20 anos, supera Vettel e encerra jejum… Leia Mais

6 horas atrás
  • Notícias

Vitória demite Jair Ventura após derrota para o Coritiba e troca de treinador acontece a cinco rodadas do fim do Brasileirão

Vitória demite Jair Ventura após perder para o Coritiba e troca de técnico acontece a… Leia Mais

8 horas atrás
  • Notícias

Éder Militão tem casa invadida durante Real Madrid x Barcelona, enquanto familiares estavam no imóvel, e perde R$ 2,1 milhões

Éder Militão teve a casa invadida durante Real Madrid x Barcelona, com familiares no imóvel;… Leia Mais

1 dia atrás
  • Corinthians

Corinthians encerra jejum de dez rodadas, conquista primeira vitória com Seedorf e reduz chances de cair para a Série B

Corinthians vence Mirassol, encerra dez jogos sem vitória e conquista primeiro triunfo com Seedorf; veja… Leia Mais

1 dia atrás
  • Jogos do Dia

Jogos do dia (03/11): confira o futebol confirmado na TV e no streaming

Confira os 19 jogos de terça-feira, 3 de novembro, com Champions League, Brasileirão e horários… Leia Mais

1 dia atrás