Relembre a polêmica entre Diego Costa e Seleção Brasileira

Relembre a treta entre Diego Costa e a Seleção Brasileira às vésperas da Copa do Mundo de 2014, onde ele quase perdeu a dupla nacionalidade.

Diego Costa foi anunciado como novo reforço do Atlético Mineiro nesta quarta-feira (11)

publicidade

O Atlético Mineiro surpreendeu nesta quarta-feira ao anunciar a contratação do centroavante Diego Costa. O brasileiro naturalizado espanhol, estava livre no mercado desde o final de 2020 quando rescindiu o contrato com o Atlético de Madrid.

Essa será a primeira vez em que o jogador irá defender uma equipe profissional no Brasil. O atacante deixou o país ainda nas categorias de base do Barcelona de São Paulo.

publicidade
Relembre a polêmica entre Diego Costa e Seleção Brasileira

Relembre a polêmica entre Diego Costa e Seleção Brasileira (Imagem do Google)

Mas você se lembra em que contexto que Diego Costa se naturalizou como espanhol? Relembre essa história que rendeu muita polêmica as vésperas da Copa do Mundo de 2014.

Diego Costa X Seleção Brasileira

Por nunca ter atuado no Brasil o atacante nunca havia passado pelas seleções de Base, e não tinha identificação a torcida brasileira. Costa só ficou em evidência as vésperas da Copa do Mundo de 2014, bem pouco tempo antes da copa das confederações.

Em março de 2013 Diego Costa havia sido convocado para a Seleção Brasileira para dois amistosos contra a Itália e Rússia. Muitos diziam na época que a convocação era apenas para barrar uma possível troca de cidadania do jogador. Isso foi comprovado quando o jogador não fez parte do elenco que disputaria a Copa das Confederações.

Leia mais: Mbappé se mostra insatisfeito com chegada de Messi e deseja sair do clube

Em evidência na Espanha, em julho Costa ganhou cidadania espanhola, em outubro o jogador decidiu que iria disputar a Copa do Mundo pela Espanha. Contrariando a CBF que pensava poder ter o jogador como stand by, uma vez que a equipe já estava muito bem definida.

Com direito a um vídeo de Felipão desconvocando o jogador, o ápice a polêmica foi quando a CBF pediu para que o jogador perdesse a cidadania brasileira. O que não aconteceu, e o jogador possui até hoje, mas mesmo assim não escapou deste grande mal-estar.

Costa não atua no Brasil há 15 anos e aguarda ser anunciado oficialmente no Atlético Mineiro.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.