A crítica em favor do crescimento do Futebol Brasileiro
Será que a critica esportiva é demais? Ou ela é fundamental para o crescimento do esporte, e do futebol brasileiro? Veja tudo AQUI.
Será que a crítica esportiva é demais? Ou ela é fundamental para o crescimento do esporte, e do futebol brasileiro?
Muitos jornalistas vieram a tona criticando a atuação da seleção brasileira feminina, eliminada nas quartas de final das Olímpiadas de Tóquio, na última sexta-feira (30). Entretanto, os mesmos acabaram sendo “cancelados” pelas críticas negativas. Mas será que a crítica esportiva faz tanto mal ao futebol?
Desde as crônicas de Nelson Rodrigues até os textos otimizados e certeiros de Mauro Cesar a crítica sempre fez parte do futebol. E ela de certa forma nos ajuda a contextualizar a época em que determinada partida ou título aconteceu. Isso porque um torneio isolado pode ser muito enganador.
Só por isso podemos ver o quanto a crítica esportiva pode ser importante para se compreender um momento e um time. Por isso ela precisa ser o mais próximo da realidade, seja falando bem ou mal.
Os momentos em que a crítica foi fundamental para o futebol brasileiro
Quando falamos em crítica é preciso lembrar de dois momentos, onde a seleção brasileira foi muito aclamada, mas que não ia muito bem nas críticas, esses momentos são em 1982 e 1994. Ambas as seleções são lembradas com muito carinho e frescor pela torcida brasileira, mas elas tiveram pouco e alguns problemas cada uma.
Leia mais: Por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições
Em 1982, apesar de estar voando e ser para muitos uma das seleções mais promissoras a perder uma Copa do Mundo, a seleção de 82 tinha alguns problemas, o time era visto com uma defesa instável. E até mesmo alguns problemas no ataque, havia até um quadro do Jô Soares (no Viva o Gordo). O jornalista Ubiratan Leal até comenta um pouco melhor sobre isso no seu canal.
Outro momento que até um tempo atrás foi menos lembrado foi o fato de que em 1994, a seleção brasileira garantiu vaga na Copa do Mundo no último jogo. Até mesmo durante a Copa o Parreira era bastante questionado e a Seleção Brasileira não era vista como favorita.
Esses foram apenas alguns dos recortes onde a crítica nos ajudou a enxergar melhor determinado momento do futebol brasileiro. Deste modo, bem ou mal a crítica tem um papel fundamental para o crescimento, e um termômetro de cada momento.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.