O futebol feminino está sujeito as zebras como o futebol masculino?

As zebras do futebol feminino são tão comuns quanto as do futebol masculino nas Olimpíadas? Vamos analisar um pouco da história de ambos.

As zebras do futebol feminino são tão comuns quanto as do futebol masculino nas Olimpíadas? Vamos analisar um pouco da história de ambos

publicidade

Antes de qualquer coisa é preciso pensar que o Futebol feminino conseguiu alcançar nações onde o Masculino não é tão popular. O maior exemplo são os Estados Unidos, a “geração Pelé” que não vingou muito para o futebol masculino, onde as potências no esporte já estavam bem estabelecidas, para o Futebol feminino caiu bem. E com a Copa do Mundo de Futebol feminino surgindo em 1991, a nação se estabeleceu.

O futebol feminino está sujeito as zebras como o futebol masculino?

O futebol feminino está sujeito as zebras como o futebol masculino? (FOTO: Imagens do Google)

Outro exemplo de nação que se tornou notável no Futebol feminino foi o Japão, campeão mundial em 2011 e vice campeão em 2015. Do mesmo jeito que nos Estados Unidos aconteceu a “geração Pelé”, o Japão teve a “geração Zico”, enquanto o galinho jogou no país. Assim como no caso dos Estados Unidos o Japão não conseguiu muita notoriedade no futebol masculino, mas no feminino, a seleção hoje é uma referência.

publicidade

Com tudo isso podemos observar que o futebol feminino começa a se disseminar onde o masculino não deu muito certo. Pois, é muito difícil uma seleção de um continente sem tradição rivalizar com gigantes como europeus e sul-americanos. Portanto, tudo ainda é uma novidade, afinal o primeiro mundial feminino foi em 1991 e o futebol feminino só passou a fazer parte das Olimpíadas em 1996.

Leia mais: As 3 maiores zebras da Copa do Mundo – parte 1

Uma breve comparação entre futebol feminino e masculino

Fazendo um paralelo com o futebol masculino, até por volta dos anos 50 onde a Copa do Mundo se estabeleceu as seleções ainda não tinham muita força até mesmo renome. Apenas após algumas edições continentes e seleções começaram a se consagrar.

E assim deve ser com o futebol feminino, o seu mundial feminino com oito edições, e até o momento o que podemos observar é que o futebol feminino se disseminou onde o masculino não conseguiu avançar. Seleções que começaram a ter destaque ou crescer a partir dos anos 90, conseguiram chegar mais longe.

Embora tenha espaço também para seleções de renome no futebol masculino como Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil. Mas é preciso ter a mente aberta de saber que as zebras do futebol feminino não é a mesma do masculino pode ser potencia no futebol feminino.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.