Neste dia 30 de julho completa 55 anos da Copa do Mundo de 1966, que rendeu uma das finais mais polêmicas de todos os tempos
A Copa do Mundo de 1966, para muitos foi a Copa do Mundo das zebras, isso porque tivemos seleções com Coreia do Norte e Portugal avançando e favoritos como Brasil e Itália ficando na primeira fase. Além das zebras já citadas tivemos também a seleção da União Soviética que já havia sido medalha de Ouro em 1956 e Campeã da Eurocopa em 1960, mas nunca havia avançado na Copa do Mundo.
55 anos da Copa do Mundo de 1966 a única conquista da Inglaterra (Imagem do Google)
E não podemos deixar de destacar os donos da casa, a Inglaterra era uma seleção que dividia opiniões na época. Ela apenas passou a disputar a Copa do Mundo a partir dos anos 50. Nos anos 30 ela era tido como uma potência, mas não quis disputar as três primeiras edições do torneio. E no início do século XX havia sido tricampeã olímpica, mas nos anos 60 a história era outra.
A Inglaterra havia não se classificou para as duas primeiras edições da Eurocopa e na Copa do Mundo não passou das quartas de final. Isso tudo fez com que os ingleses tivessem um status como os inventores do futebol, mas não títulos. E quase ninguém os colocavam como favorito, que naquela edição era o Brasil que disputava o tricampeonato.
Na Copa a Inglaterra simplesmente ficou no grupo com Uruguai, México e França. Na estreia a Inglaterra empatou contra o Uruguai em 0 a 0, depois venceu tanto México e França por 2 a 0. A Inglaterra se classificou em primeiro do grupo.
Nas quartas de final a Inglaterra enfrentou a Argentina, em um jogo disputado com uma paralisação de dez minutos. Devido à expulsão do meia argentino Antonio Rattín, naquele tempo não haviam cartões amarelos ou vermelho, o arbitro apenas apontava com a mão. Como um não entendia o outro a expulsão foi muito contestada gerando uma paralisação muito longa. A Inglaterra venceu o jogo por 1 a 0, há quem diga que após o incidente a Argentina não conseguia entrar no jogo.
Leia mais: As 3 maiores zebras da Copa do Mundo – parte 1
Nas semifinais contra Portugal o Duelo entre os gigante Bobby Charlton e Eusébio. O Inglês levou a melhor e a seleção da Inglaterra para a final. Com dois gols de Charlton para a Inglaterra e um de Eusébio para Portugal, a Inglaterra avança para a final.
Na final contra a Alemanha, o jogo foi bastante disputada, com a Inglaterra vencendo o jogo por 2 a 1 até os 44 do segundo tempo quando Weber marca para a Alemanha e empata o jogo. Na prorrogação aos onze minutos do primeiro tempo Hurst marca o polêmico gol que até hoje divide opiniões, e aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação Hurst marca mais uma vez garantindo o título mundial ao Brasil.
Essa seleção ainda conquistaria o terceiro lugar na Euro de 1968. Mas até o ano de 2021 quando foi vice da Eurocopa a Inglaterra nunca havia chegado a uma final. Parando duas vezes nas semifinais e no quarto lugar das Copas do Mundo de 1990 e 2018.
Port publicado em julho 30, 2021
Neste sábado, a partir das 18h30, o Palmeiras recebe o Corinthians - não exatamente em… Leia Mais
O Botafogo viu suas esperanças de contar com Cauly frustradas frente à resistência do Grupo… Leia Mais
Ederson, goleiro do Manchester City e da seleção brasileira, mantém uma superstição única: ele usa… Leia Mais
Renato Gaúcho está oficialmente de volta ao comando do Fluminense, após o clube carioca anunciar… Leia Mais
O meio-campista Rodrigo Garro é um dos jogadores mais importantes para o esquema de Ramón… Leia Mais
Se você é fã de futebol e quer acompanhar o Brasileirão sem perder nenhum lance,… Leia Mais