A Turma do Coelhão chegou! Conheça todo o processo criativo da nova tirinha do América

Quando recebi o convite do América Futebol Clube para participar do projeto “A Turma do Coelhão” a primeira coisa que me veio à mente foi Calvin e Haroldo (Bill Watterson), uma das referências durante o processo criativo. Descobri esse quadrinho já velho para os padrões, mas o impacto em mim foi enorme. Outras duas referências foram a “Turma da Mônica” (Mauricio de Sousa) e “Uma Família da Pesada” (Seth MacFarlane).
Calvin e Haroldo, Turma da Mônica e Uma Família da Pesada

As três referências são clássicos dos quadrinhos e apresentam situações bem distintas e lúdicas, mesclando um humor irreverente com a pureza nas relações entre as personagens, fundamentais para o projeto, uma vez que precisávamos conquistar o interesse de crianças e adultos.
A criação desse universo foi a partir da percepção de como as crianças se relacionam entre si e com o ambiente que as cerca, agora, num mundo extremamente tecnológico e conectado, o que possibilitou chegarmos às personagens iniciais, três crianças (dois humanos) bem divertidas, contemporâneas e apaixonadas pelo América.

Desenvolvimento das personalidades e ilustrações

O processo para criação das personagens foi cuidadoso e procurou transportar para as ilustrações (traço do desenho) toda a cumplicidade dessa turma em poses e cenas bem engraçadas e que pudessem transmitir, de maneira rápida e objetiva, o comportamento e personalidade de cada uma.
Coelhão: mascote do clube desde 1944 (criação do cartunista Fernando Pierucetti, “Mangabeira”) agora tem aproximadamente 10 anos, mas poderia ter 76 ou mesmo 108, se contabilizássemos o ano de fundação do clube, 1912. Ele conduz as histórias com humor e sabedoria, é um ser de fantasia, um coelho que fala e tem muitas memórias que serão contadas durante os episódios.
Coelhão: mentor de todo o universo das tirinhas!

Bia é uma menina alegre, com muita atitude, antenada no que acontece no mundo, companheira e craque de bola! É a melhor do bairro, da escola, de onde for jogar. Sabe tudo sobre o América!

Bia: protagonista e craque de bola!

Fechando essa trinca temos o Takinho, um garotinho que adora videogame, de família tradicionalmente americana, apaixonado pela Bia, mas não pode revelar isso para ninguém! Faz o tipo “durão”. Mal-humorado e com um coração do tamanho do mundo.

Takinho: mal-humorado e rabugento, mas você vai se apaixonar!

Interação entre as tres personagens. Equilíbrio entre humor e “zuação” e a paixão pelo América nas tirinhas A Turma do Coelhão!
A Turma do Coelhão!

Essa turma sintetiza todo esse cenário e apresentam ainda personalidades marcantes, promovendo a amizade e o companheirismo por meio de brincadeiras, provocações e aprendizados. Tudo aquilo que nos ajudam a formar amizades importantes pela vida.
Serão duas temporadas inicialmente, cada uma com 13 episódios, no formato de tirinhas de jornais, numa linguagem leve e bem humorada, onde o mentor da turma será o Coelhão, tendo a Bia, uma menina craque de bola, como personagem central e Takinho, um garotinho mal-humorado que todos irão amar!

A Turma do Coelhão! Diversão garantida

A Turma do Coelhão representa o imaginário de fantasia das crianças, retratado em aventuras semanais, onde a paixão pelo América será o fator de união dessa turma toda. Aliás, a turma vai crescer ainda mais, pois muitas surpresas estão por vir!

Branding

Uma vez concebido esse universo, “A Turma do Coelhão” precisava sintetizar graficamente tudo isso em sua marca. A partir daí desenvolvemos um logo bem divertido, com uma tipologia no estilo cartoon, que pudéssemos trabalhar e manipular seus caracteres originais (design de fonte) para conversarem com as ilustrações em aplicações do logo junto às personagens, por exemplo. Todo o processo pautado pela Metodologia dos 3Ts desenvolvida pelo Futbox.

Logo “A Turma do Coelhão”

Aplicações Logo: “A Turma do Coelhão”

Aplicações Logo: “A Turma do Coelhão”

O resultado foi o desenvolvimento de um logo forte, divertido e que enriquece a identidade visual do América, divulga sua marca em vários nichos de mercado, redes sociais, diversifica o leque de produtos que o Clube pode oferecer e, principalmente, faz parte do processo de construção e expansão de sua torcida.

Ficha técnica
Concepção e produção: América Futebol Clube
Criação e design: Futbox Cartoons
Roteiro e direção de arte: Adriano Ávila
Ilustrações: André Fidusi

 

Fonte: FutBox