Porque Messi usou uma túnica preta ao levantar a Taça de Campeão da Copa do Mundo

Quando ganhou o presente do emir do Catar, Messi pareceu perplexo. Curiosamente, a roupa nobre cobriu parcialmente sua camisa da Argentina.

Ao vencer a França, nos pênaltis neste domingo, na final da Copa do Mundo no Catar, a Argentina sagrou-se tricampeã Mundial de futebol, e coube ao astro argentino receber e levantar a taça no palco montado no Lusail Stadium, em Al Daayen.

publicidade

Na cerimônia, Messi recebeu de Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qtar, um acessório especial que chamou a atenção e despertou a curiosidade de fãs pelo mundo.

Saiba o que é e porque foi dada somente a Messi pelo emir do Catar.

publicidade

O que é a túnica que Messi recebeu na fina da Copa do Mundo

Messi ergue a taça da Copa do Mundo de 2022

Messi ergue a taça da Copa do Mundo de 2022

A vestimenta, uma espécie de túnica com preta transparente com detalhes em dourado, é conhecida como bisht, e foi usada apenas por Lionel Messi por cima da camisa da seleção argentina.

Ele foi o único jogador a usar a vestimenta árabe para subir ao pódio no gramado, na comemoração da conquista da Copa do Catar.

O bisht foi dado a Messi pelo emir do Catar, é uma vestimenta que deve ser usada apenas por homens, feita de lã fina em varias cores (branco e bege, em tons mais claro, e marrom, cinza e preto, mais escuros).

Os bishts mais luxuosos são feitos com acabamentos em fios de ouro, mas era usado, originalmente, no inverno pelos beduínos.

Agora, a vestimenta é um símbolo de status, e o acessório é um símbolo da realeza no Catar, só devendo ser usada em cerimônias ou ocasiões especiais como casamentos, formaturas, etc.

Uma túnica, como a vestida por Messi, é costurada por até oito pessoas, feita inteiramente à mão. No caso do bisht que a família real do Catar usa, o traje é bordado com fios de ouro.

Messi recebe traje real como melhor jogador da Copa do Mundo 2022

Quando ganhou o presente do emir do Catar, Messi pareceu perplexo. Curiosamente, a roupa nobre cobriu parcialmente sua camisa da Argentina.

Para pessoas sem sangue nobre há bishts mais baratos, importados dos Emirados Árabes Unidos. Mas um homem de prestígio usará a roupa feita por artesãos.

Lembrando, que o O Paris Saint-Germain, clube em que joga Lionel Messi, campeão do mundo pela Argentina, pertence à Qatar Sports Investment, subsidiária da Qatar Investment Authority, que tem como CEO o próprio emir Tamim bin Hamad al-Thani.

Roberto Mentha
Escrito por

Roberto Mentha

Redator e jornalista por vocação atuando em diversas mídias digitais desde 2015. Interessado na informação atualizada, divertida e verídica.