FIFA mentiu sobre decisão de excluir Rússia da Copa do Mundo de 2022?
Será que a FIFA mentiu no caso da exclusão da Copa do Mundo de 2022? Jornalistas e a própria federação polonesa comentou sobre o assunto.
No último dia (28), a FIFA anunciou que a Rússia está banida da Copa do Mundo de 2022 no Catar, entretanto, agora surgem rumores de que essa decisão ainda não foi totalmente confirmada.
Rússia está banida da Copa do Mundo?
Segundo decisão da entidade maior do Futebol, durante reunião realizada no último dia 28 de fevereiro, na sede da FIFA em Zurique, Suíça, ficou acordado que a sede da Final da Liga dos Campeões, deixaria de ser a São Petersburgo e passaria a ser Paris.
Na mesma Reunião ficou acordado que os clubes e Seleções não poderiam disputar suas partidas em seu país, mas sim em campo neutro e sem torcida.
Entretanto, pouco tempo depois, foi anunciado que os mesmos Clubes e Seleções estariam suspensos de todas as competições esportivas, ou seja Copa do Mundo e da Conference, Europa e Champions League.
Ainda assim, uma declaração do presidente da federação polonesa, revela que talvez essa punição possa não ter sido da mesma forma conforme foi anunciada para o mundo.
A confusão entre FIFA e UEFA
A principal confusão se dá devido ao conflito entre a FIFA externar uma posição e a UEFA outra posição diferente, em relação ao jogo entre Rússia X Polônia.
O jornalista polonês Przemek Langier comentou sobre o caso.
“No site da UEFA, o jogo Leipzig – Spartak está listado como “cancelado”. E no site da FIFA, apesar do comunicado sobre a suspensão da Rússia, junto ao jogo Rússia – Polônia há “adiado” (adiado) com a anotação a definir (a determinar – data a determinar). Tal é a suspensão da Rússia”, disse Langier em postagem em suas redes sociais.
Mas não para por aí, o porta-voz da federação polonesa de Futebol também emitiu uma nota comentando sobre a posição da FIFA.
“A FIFA ainda não tomou uma decisão sobre o play-off RUS – POL. Não recebemos nenhuma correspondência da federação internacional sobre este assunto. Todas as informações que aparecem sobre esse assunto na mídia são mera especulação”, disse Jakub Kwiatkowski porta-voz da federação polonesa.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.