Última rodada da Série B: saiba quem subiu e quem foi rebaixado

Com vitórias de Vasco e Novorizontino, saiba quem conquistou o acesso e quem foi rebaixado na temporada 2022 da Série B.

Na tarde deste domingo (6), a Confederação Brasileira de Futebol organizou a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ou seja, a 38ª rodada. Diante disso, clubes disputaram o acesso e outros o rebaixamento até os minutos finais da temporada 2022.

publicidade

No encerramento da segunda divisão nacional, cinco confrontos movimentaram o país e que poderiam alterar na edição de 2023. Dessa forma, Vasco, Ituano, Bahia e Sport ainda disputavam duas vagas para o acesso, por outro lado, Novorizontino e CSA lutavam contra o descenso à Série C.

Ao fim da temporada, ficou confirmado que, com o triunfo fora de casa do Novorizontino, por 3-0, diante do Operário, e a derrota do CSA para o Cruzeiro, por 3-2, em Belo Horizonte, que o time paulista permaneceria na divisão e os alagoanos seriam rebaixados.

publicidade

Com tom dramático na última rodada, Vasco vence Ituano e retorna à Série A

Novorizontino vence Operário e permanece na Série B

Novorizontino vence Operário e permanece na Série B – Foto: Ozzair Junior/Novorizontino

Se por um lado os duelos de Cruzeiro e CSA, e Operário e Novorizontino eram importantes na parte inferior da tabela, o país parou para acompanhar o grande confronto das divisões nacionais, este que foi Ituano e Vasco da Gama, em Itu.

Na partida disputada no Estádio Novelli Júnior, no interior paulista, ambas equipes sonhavam com o acesso. O time local precisaria da vitória para conquistar a vaga, já para os cariocas, um simples empate bastava. Entretanto, o confronto teve tons dramáticos do início ao fim.

Com toque de mão aos 6 minutos do primeiro tempo do defensor Lucas Vinicius, do Ituano, o Vasco teve um pênalti a seu favor e que Nenê abriu o placar. A partir deste momento, os mandantes tentava pressionar, porém, paravam no goleiro Thiago Rodrigues. E, assim, os cariocas venceram por 1-0 e confirmaram o retorno à elite após dois anos.

Acesso e descenso da Série B 2022

Ao fim da temporada 2022, ficou confirmado que Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco retornam à Série A. E CSA, Brusque, Operário e Náutico estão rebaixados para a Série C. Dessa forma, a “Série B mais difícil da história” finalizou neste domingo.

Israel Lima
Escrito por

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.