Dia Internacional da Democracia: O Fla-Flu em favor de Tancredo Neves

Neste dia Internacional da Democracia vamos relembrar de um episodio ocorrido na final da Taça Guanabara de 1984, entre Flamengo X Fluminense.

Neste dia Internacional da Democracia vamos relembrar de um episodio ocorrido na final da Taça Guanabara de 1984

publicidade

O Futebol Brasileiro faz parte da vida do Brasileiro, gostem ou não gostem. Quantas vezes nós já tivemos que mudar nosso caminho por conta de um jogo. As repartições e firmas param em dias de jogos da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. E em alguns locais no Brasil durante a Copa do Mundo as ruas são enfeitadas.

E até mesmo as peladas, na moda desde camisas de time e chuteiras como peças de roupas populares. Cultura Pop quantas vezes o cabelo ou estilo de vida de um jogador já influenciou crianças e as vezes até mesmo adultos. Até mesmo na música vale lembrar Pelé e Júnior que são os jogadores cantores que mais se destacaram nesta área.

publicidade

Na política não poderia ser diferente, jogadores e torcida tiveram um papel fundamental na política brasileira. E o Futebol foi um grande veiculo no movimento das Diretas já.

Ou seja o Futebol vai muito além das quatro linhas, e neste dia Internacional da democracia vale lembrar da contribuição do Futebol para a política. E hoje nós vamos relembrar de um episodio em especial vindo diretamente de um Fla-Flu em 1984.

Os antecedentes do Fla-Flu em prol da democracia

 

Dia internacional da Democracia: Torcida do Fluminense contra Paulo Maluf

Divulgação/Folha Press

Com a democracia Corintiana em alta o Futebol estava inserido totalmente no movimento das diretas já. E o maior movimento do Futebol Carioca foi com certeza uma inflada final da Taça Guanabara em 1984. Com diversos movimentos contra Paulo Maluf.

O panorama era o seguinte, Paulo Maluf e Tancredo Neves concorriam a presidência da Republica. Maluf era o candidato apoiado pela ditadura que buscava se eleger de forma indireta. Enquanto Tancredo, era a oposição a favor do movimento das diretas já.

Apesar das praças lotadas, e todos os movimentos em prol da volta da democracia e do voto popular. Ainda não foi naquele momento que o povo iria as urnas. Mas ainda havia a expectativa pela eleição de um político civil, aí é que entra o Fluminense.

O preparador físico tricolor Nazareno Tavares, havia sido indicado pelo presidente Figueiredo, após o mesmo ajudar o presidente a se recuperar de um enfarto. Além de trabalhar nas Laranjeiras Nazareno era uma espécie de ponte entre jogadores e políticos. E assim Nazareno praticamente virou um cabo eleitoral de Paulo Maluf em sua candidatura.

Algumas semanas antes da Final da Taça Guanabara alguns jogadores levados por Nazareno foram presentear o então presidente Figueiredo (Tricolor), com a faixa de campeão brasileiro. E além da visita fizeram campanha em prol do candidato Paulo Maluf. O que fez jogadores e torcedores Flamenguistas inflarem o Fla-Flu que ocorreu alguns dias depois.

Na Final da Taça Guanabara

No Fla-Flu, o Flamengo levou a faixa mais famosa deste jogo “O Fla não Malufa“, já os tricolores levaram a faixa “Maluf não, Tancredo é a Solução. Por isso e muito mais, muitos dizem que os jogadores tricolores sentiram a pressão e união das torcidas. Assim dentro de campo o Flamengo venceu por 1 a 0, levando o título da Taça Guanabara.

Após este episodio, o Fluminense venceria o Carioca, e seria bicampeão em 1984, após ter conquistado o Brasileirão de 1984 sob o Vasco. Tancredo Neves seria eleito presidente de forma indireta, entretanto dias após de ter assumido, Tancredo faleceu e quem assumiu foi seu vice José Sarney.

Neste dia internacional da democracia é fundamental relembrar mais um movimento dos clubes em favor da vida política do Brasil.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.