Irã fora da Copa do Mundo? Porque a Ucrânia pediu a exclusão do time iraniano

A Federação de Futebol da Ucrânia solicitou a exclusão imediata do Irã da Copa do Mundo 2022, que acontece nas próximas semanas

Durante o final desta última segunda-feira (31), a Federação de Futebol da Ucrânia divulgou uma nota oficial na qual solicita a exclusão imediata do Irã da Copa do Mundo de 2022, que começa em duas semanas.

publicidade

Restando poucos dias para um dos mais importantes torneios de futebol do universo, os ucranianos se mostram indignado com um fator que pode ser decisivo para a decisão final da FIFA a respeito do assunto.

Recentemente, o país do leste europeu segue em guerra com a Rússia. Desde o começo do ano, os dois países não chegam a um acordo por uma área que fica situada entre as duas federações.

publicidade

Ucrânia solicita exclusão do Irã da Copa do Mundo e motivo é revelado

Por questões políticas, o Irã pode ficar de fora da Copa do Mundo 2022. (Foto: Reprodução)

Por questões políticas, o Irã pode ficar de fora da Copa do Mundo 2022. (Foto: Reprodução)

No final desta segunda-feira (31), a Federação Ucraniana de Futebol solicitou à FIFA uma exclusão imediata do Irã desta Copa do Mundo, que acontecerá no Catar ao longo das semanas de novembro e dezembro.

Segundo os ucranianos, o país do Oriente Médio tem violado direitos humanos ao longo dos últimos meses, além de possuir uma relação direta com as políticas de guerra da Rússia, governada por Vladmir Putin.

Há alguns meses, a Ucrânia vem sofrendo sanções severas do seu país vizinho, e o conflito armado no leste europeu parece não chegar a um final. Diante do pedido, a FIFA irá avaliar o caso detalhadamente.

FIFA deve ser cautelosa para Copa do Mundo, mas Irã pode sofrer punições futuras

Não é possível cravar que o Irã será, de fato, eliminado da Copa do Mundo 2022. No entanto, após o início dos conflitos da Rússia, a FIFA decidiu excluir o país do leste europeu de todas as suas competições.

Restando apenas algumas semanas para o início da Copa no Catar, é pouco provável que a Federação Internacional acabe optando pela exclusão de uma Seleção nesta altura do campeonato. No entanto, podem surgiram punições severas para a equipe iraniana.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.