Escândalo com VAR no Campeonato Italiano: Linha de impedimento foi traçada errada
Em jogo da Juventus pelo Campeonato Italiano, VAR tem erro grotesco e prejudica Velha Senhora na liga nacional. Entenda o caso.
A principal tecnologia no futebol atualmente é, sem dúvidas, o VAR (Video Assistant Referee – que significa Árbitro Assistente de Vídeo). Na última rodada do Campeonato Italiano, no empate em 2-2 entre Juventus e Salernitana, ocorreu um erro grave na liga nacional.
Na ocasião, aos 51′ do segundo tempo o confronto estava igualado e no último lance da partida, o zagueiro Bonucci estava no campo de ataque e foi marcado impedimento do defensor no gol anulado de Milik. Entretanto, na jogada Candreva dava condição na zona de escanteio.
Ao fim da partida e o gol bizarramente anulado, a Associação Italiana de Árbitros declarou que o ângulo no qual aparecia Candreva não estava disponível na cabine do VAR.
Imagens disponibilizada pelo VAR são diferentes da transmissão
Vale destacar que, as imagens da transmissão, são diferentes das disponibilizadas para o VAR. Entretanto, o lance simplesmente chamou atenção. Para os telespectadores o ângulo estava aberto e dava para ver Candreva dando posição legal para Bonucci. Por outro lado, os árbitros de vídeo tinham o lance fechado e não foi possível analisar o lance por completo.
Após a situação constrangedora, confira a nota da Associação Italiana de Árbitros:
O corpo técnico do CAN (Comissão de Árbitros Nacionais) perguntou especificamente à empresa que presta o serviço tecnológico para o VAR se a câmera em questão, definida como tática, estava à disposição da equipe do VAR para a partida disputada no Estádio da Juventus. A resposta que foi dada é que a câmera não estava disponível para o VAR e, portanto, não era utilizável pelos árbitros. Com isso esclarecido, estamos convencidos de que esclarecemos o episódio ocorrido.
Ao fim da partida, o defensor da Juventus, Bonucci, se irritou, mas pediu para que a torcida faça disso uma motivação para a partida contra o Benfica, em duelo válido pela segunda rodada da Uefa Champions League. “Vamos transformar a raiva, pelo que nos foi roubado, em energia para quarta-feira. Será um jogo difícil e será necessária a ajuda de todos”, afirmou o camisa 19.
O próximo compromisso da Juventus será nesta quarta-feira (14), às 16h, diante do Benfica, no Juventus Stadium, pela Champions League.
Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.